Conceito de Capital Intelectual

Conceito de Capital Intelectual
ADMINISTRACAO
O capital intelectual é um “bem intangível”, composto e construído pelo desenvolvimento intelectual das pessoas que trabalham, um recurso fundamental para as organizações, conceituado por Stewart (1998, p.13), como:

[...] a soma dos conhecimentos de todos em uma empresa é o que lhe proporciona vantagem competitiva. Ao contrário dos ativos, com os quais empresários e contadores estão familiarizados – propriedade, fábrica, equipamentos, dinheiro – constituem a matéria intelectual: conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência, que pode ser utilizada para gerar riqueza.

Para Antunes (2000, p.73), o capital intelectual ou conhecimento da força de trabalho pode ser entendido como uma acomodação entre os “[...] ativos intangíveis, frutos das mudanças nas áreas da tecnologia da informação, mídia e comunicação, que trazem benefícios intangíveis para as empresas e que capacitam seu funcionamento”, ou seja, é uma somatória de vários elementos:

experiência do trabalhador (conhecimento, habilidade, inovação, competência) + a cultura e a filosofia corporativa (relacionamento com colaboradores e com os clientes, capacidade organizacional, hierarquização, plano de cargos e salários) + o capital estrutural (equipamentos de informática, softwares, banco de dados, patentes e marcas).

Na visão da autora, os seres humanos são considerados “capitais – um bem” – embora não seja um capital financeiro, eles possuem a “[...] capacidade de gerar bens e serviços, por meio do emprego, de sua força de trabalho e do conhecimento, constituindo-se em importante fonte de acumulação do crescimento econômico” (ANTUNES, 2000, p.82).

Edvinsson e Malone (1988, p.28), tentam explicar o conceito de capital intelectual por meio de uma metáfora: uma árvore.

Nessa lógica, para que uma empresa desenvolva bons produtos e serviços, a mesma deverá ser composta de um “qualificado capital humano”, com muito conhecimento advindo de seus estudos e de sua experiência profissional.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER