Código fonte

Código fonte
INFORMATICA
Código fonte vem de um termo em inglês “source code”, sendo um conjunto de palavras ou símbolos escritos de forma ordenada, contendo instruções em linguagens específicas de programação.

Há várias formas de entender as linguagens, algumas são complicadas, outras interpretadas. Mas o importante é que todas sejam entendidas para se transformarem em programas executáveis.

O Código fonte é um conjunto de palavras que formam linhas de comandos onde precisam estar dentro da padronização da linguagem escolhida. Além disso, tem de obedecer aos critérios de execução, caso contrário, a programação não sairia como desejada.

Nos dias atuais, com a diversidade de linguagem, o código pode ser escrito de forma modular, podendo um mesmo conjunto de códigos ser compartilhado por diversos programas ou até mesmo linguagens.

Concluindo, o código fonte são linhas de programação que informam um software em sua forma original. Normalmente o programador inicia o código com a linguagem C++ ou Visual Basic.

Para que o programador execute o software ele precisa converter as linhas programadas em linguagem de máquina, que é a única que o computador consegue entender.

Quando você compra um programa qualquer, na realidade, está comprando a linguagem de máquina e não o código fonte.

A plataforma Windows possui o código fonte fechado. Mas alguns outros programas possuem o código fonte aberto. É o caso do Linux e outros sistemas operacionais que são conhecidos como código aberto.

O código fonte pode alterar a forma como o software funciona, pode adicionar recursos, remover outros, enfim, o programador que está trabalhando no código fonte pode adaptar o software às suas necessidades.

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER