Ciclo de vida de um projeto

Ciclo de vida de um projeto
ADMINISTRACAO
O ciclo de vida de um projeto é um conjunto de fases determinadas pela necessidade de controle da organização e pode ser documentado como uma metodologia. Para Menezes (2003), a elaboração do ciclo de vida do projeto permite um anteprojeto e o estudo de sua viabilidade.

Para que um projeto venha a dar certo, é necessário antes de qualquer coisa que ele seja criado e planejado, após isso, todaa empresa e sua equipe passam por adaptações para que todos os objetivos sejam alcançados.

Para Menezes (2003), os ciclos de vida do projeto geralmente definem: 

- Quais as atividades de cada fase;

-Quando os produtos devem ser gerados e como cada produto será revisado, verificado e validado; 

- Quem está envolvido em cada fase e em cada atividade;

-Como controlar e aprovar cada fase; 

- Quais as ações de encerramento do projeto.

Fases do ciclo de vida de um projeto

Menezes (2003) esclarece que as etapas do ciclo de vida de um projeto podem ser representadas de acordo com as suas principais atividades.

No PMBOK 4th Edition, essas fases estão ligadas aos processos gerenciais e podem ser divididas em:

INICIAÇÃO: É o momento em que o projeto é aberto, apresentado e fundamentado. Define e autoriza o projeto ou uma fase do projeto;

PLANEJAMENTO: Fase em que o projeto é estudado, as informações coletadas e organizadas e o planejamento de atividades, recursos e tempo é elaborado.

EXECUÇÃO: Momento em que tudo que foi planejado e é colocado em prática.

CONTROLE: Fase de monitoramento do projeto, das atividades, dos objetivos, da equipe, etc.
ENCERRAMENTO: Fase final do projeto.

Uma fase do projeto caracteriza-se com a finalização ou com a aprovação de um ou mais produtos. Produto significa que o resultado do trabalho seja verificável, isto é, mensurável, por uma especificação, um relatório de viabilidades, um documento detalhado ou um protótipo.

Alguns produtos fazem parte do processo de gerenciamento, outros são produtos finais ou componentes desses produtos finais para os quais o projeto foi iniciado.

Desta forma, pode-se dizer que os produtos e as fases são partes de um processo, muitas vezes sequenciais, criados para garantir o controle necessário para o projeto e também para que o produto ou serviço desejado seja elaborado.

Uma fase é concluída depois de monitorada e revisada. Todo o trabalho dessas fases e também dos produtos é revisado para definição da aceitação, para verificação de trabalhos adicionais e para definição de finalização.

A revisão de gerenciamento é na maioria das vezes, para que a decisão de iniciar ou não os trabalhos da próxima fase e terminar os trabalhos da fase atual, sejam tomadas.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ARTIGOS RELACIONADOS