Artes visuais no Ensino Médio

Artes visuais no Ensino Médio
PEDAGOGIA
Na atualidade a imagem tem uma presença cada vez maior na vida das pessoas. Elas são apresentadas e representadas a todo o momento, em uma mistura de criação e recriação.

Partindo deste desígnio, é importante desenvolver a competência de saber ver e analisar imagens, para que se possa, ao produzir uma imagem, fazer com que ela tenha significação, tanto para o autor, como para quem vai vê-la. É importante apreciar a produção artística visual da sociedade, para que se dê o seu devido valor.

São diversos os estilos de produção e de noção de imagens, entre os meios eletrônicos e tradicionais. Permanece uma variedade grande de possibilidades a serem cultivadas e usadas.

Trazer a educação artística no ensino médio é ajudar a escolher as possibilidades para a admissão do aluno no conjunto contemporâneo de produção e fruição visual. Esse entrosamento só acontece se for trabalhado com o aluno o pensamento critico ligado ao pensamento artístico.

É eficaz o conhecimento dos diversos instrumentos da produção artística, e não se necessita ser um fim em si mesmo, mas um meio para que se consiga visualizar, constituir e produzir arte. Além das formas clássicas (por exemplo: pintura) incluem outros métodos e modalidades que são resultados dos avanços tecnológicos e das modificações estéticas do século XX, (por exemplo: fotografia, cinema...) no início do século XXI, o que se vê é a possibilidade de aprofundamento no saber de cada uma das modalidades artísticas e de uma nova maneira das possibilidades de se relacionar com elas. Cada modalidade artística possui a sua característica e é utilizada em várias combinações e possibilidades, por intervenção de que os alunos posam expressar-se entre si e com outras pessoas de diferentes maneiras.

Nas Artes Visuais, a instituição de ensino não pode separar as experiências do cotidiano do aprender particular e coletivo. O aluno deve ter como papel um produtor de cultura. A escola deve incorporar o universo jovem, trabalhando seus valores estéticos, escolhas artísticas e padrões visuais. Se, por um lado, não se pode imaginar uma escola que mantenha propostas educativas em que o mundo cultural do aluno fique fora da sala de aula, por outro, não se pode permitir uma escola que proporcione ao aluno o acesso às formas mais intricadas de arte.

A instituição de ensino deve ter propostas de orientação para jovens que ampliem seu conhecimento estético e os amparem a posicionar-se criticamente sobre assuntos da vida artística e social do cidadão.

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