Abertura de processos e julgamento de causas trabalhistas

Abertura de processos e julgamento de causas trabalhistas
DIREITO
É normal que em um ambiente de trabalho com pessoas diferentes, que possuam diversas ideias, conceitos e formas de trabalhar e lidar com as pessoas ocorram divergências. Muitos desses problemas ocorrem entre chefes e funcionários, quanto ao modo como esses chefes coordenam o trabalho, a maneira como tratam os funcionários e até devido a possíveis abusos e desvios de comando que eles possam cometer. Podem ocorrer também problemas como atraso no pagamento de salários e benefícios e descumprimento de leis trabalhistas.

O primeiro passo é tentar resolver esses problemas por meio do diálogo. Quando essas divergências não conseguem ser resolvidas dessa maneira e chegam a um nível mais preocupante, a justiça é acionada e fica responsável por tentar solucionar tais problemas. Na maioria dos casos é o funcionário quem procura a Justiça do Trabalho para efetuar abertura de processos.

Esses processos são julgados na Vara do Trabalho, que por sua vez são ligadas aos Tribunais Regionais. Como em vários casos de processos judiciais, as sentenças podem demorar a sair, visto que o processo é enviado dos tribunais regionais até o TST (Tribunal Superior do Trabalho) e o aparecimento desses processos nos arquivos do TST não é automático.

Quem precisa consultar causas trabalhistas e saber sobre o andamento de processos pode acessar o site do TST que é: http://www.tst.gov.br/ ou procurar pelo site do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) ao qual o processo está vinculado, com o número do processo.

Nahida Almeida
Estudante de Jornalismo - UFMT Produtora de conteúdo - blogs e sites Encontre meus serviçso em: http://http://www.getninjas.com.br/usuarios/9807
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER