A hierarquia da Polícia Militar

A hierarquia da Polícia Militar
COTIDIANO

No Brasil a base da organização da Policia Militar é a hierarquia, que é composta por uma cadeia de comando a ser seguida por seus integrantes. A estrutura hierárquica dessa corporação é representada por insígnias usadas em seus uniformes. Apesar de cada Polícia Militar ser subordinada ao seu estado e não terem ligações entre si, a hierarquia é igual.

Na policia Militar a hierarquia é dividida em duas classes, os oficiais que são classificados por postos e os praças que são classificados por graduações. Essas classes são divididas de acordo com o nível de responsabilidade e qualificação profissional. Esses graus hierárquicos são basicamente os mesmos do Exército.

A partir da década de noventa, as insígnias do Comandante Geral foi reinserida, já que havia sido banida em 1971, e foram criadas outras insígnias para importantes postos de comando. A Polícia Militar brasileira é a única na América Latina que não possui em seu quadro o cargo de Oficial General. A estrela de cinco pontas é a marca da PM em suas insígnias.

A hierarquia da Polícia Militar é dividida em: Oficiais Superiores: Coronel, Tenente Coronel e Major; Oficial Intermediário: Capitão; Oficiais Subalternos: Primeiro Tenente e Segundo Tenente; Praça Especial: Aspirante-a-oficial, Aluno-oficial ou Cadete (de 4º a 1º ano); Praça Graduado: Subtenente, Primeiro Tenente, Segundo Tenente, Terceiro Tenente; e Praças: Cabo, Soldado 1ª Classe, Soldado 2ª Classe e Soldado PM Temporário.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso portfólio de cursos na área de Direito.

Colunista Portal - Dia A Dia E Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER