Pesquisar

Sistemas ofensivos no Handebol

Existem diferentes formas de se atacar em um jogo de handebol. Neste post, conheceremos a diferença entre cada uma delas.

Ataque em circulação

Neste sistema de ataque os jogadores precisam manter-se em movimento o tempo todo, e precisam também mudar o posicionamento em quadra.

Ataque posicionado

No ataque posicionado todos os jogadores possuem posição fixa em quadra, sendo que apenas a bola é quem circula entre eles.

Ataque combinado

Este sistema é uma mistura dos dois antes mencionados, pois há jogadores que ocupam posições fixas em quadra enquanto outros trocam de posição e se movimentam em quadra.

Sistemas de ataque

O sistema de ataque mais utilizado é, normalmente o 3:3, principalmente para iniciantes, devido a sua melhor assimilação pelas crianças e jogadores menos experientes.

  • No sistema 3:3 se joga com três armadores, dois extremas e um pivô.
  • Já no 4:2, joga-se com dois armadores, dois extremas e dois pivôs.

Os outros sistemas ofensivos do handebol serão explicados mais detalhadamente a seguir.

Sistema Ofensivo 6:0:

Neste sistema existem seis jogadores que se posicionam a frente da área do tiro livre, sempre na intenção de ocupar toda a frente da área.

Há bastante troca de passes por parte dos jogadores neste sistema. E é por meio dessas troas de passe que os mesmos tentam penetrar na defesa adversária, portanto, em boas condições de arriscar arremesso de curta distância ou então arriscam arremessos de média e longa distância – caso não consigam entrar na defesa adversária.

Este sistema ofensivo é o mais fácil e simples dentre os praticados no jogo de Handebol. Neste sistema não há a presença de pivô, portanto não se trabalha com infiltrações. Por outro lado as jogadas são originadas e finalizadas fora da área de tiro livre, por esta razão os arremessos mais comuns são os de longa distância.

Sistema Ofensivo 5:1

O sistema 5:1 é formado por cinco jogadores posicionados à frente da área de tiro livre mais um jogador infiltrado – pivô.

O pivô deve sempre posicionar-se na área central, próximo à linha dos seis metros, pois neste local da quadra é favorecido o ângulo pra o arremesso.

No sistema 5:1, todos os jogadores, exceto o pivô, têm como função primordial armar as jogadas que deverão ser finalizadas, de preferência, pelo único jogador livre dessa função. Também é interessante que, os jogadores que atuam pelas extremidades da quadra auxiliem o pivô nessa função de finalização de jogadas.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Handebol Básico, e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área da Educação.

Mais artigos sobre o tema

Educação

O saque no volei

O Voleibol, também conhecido como Vôlei, é um dos esportes coletivos mais difundidos e praticados no Brasil. Faz parte da grade curricular da Educação Física

ler artigo »

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading