Periodização do treinamento físico

Periodização do treinamento físico
EDUCACAO-FISICA
Conforme já explicado em outras publicações, a periodização é uma forma sistemática de organizar a temporada de treinamento de um indivíduo.

No entanto, academias e profissionais passaram a aderir a esse termo um tanto que técnico pra aumentar os brilhos nos olhos dos clientes, fazendo-o parecer um culto sobre o assunto.

Mas, ao analisar o que esses pseudo-conhecedores do assunto fazendo de fato é trocar a cada 2 ou 3 meses um treino de hipertrofia (pirâmide) por outro de hipertrofia (drop-set), dando a falsa impressão de ter trocado o estímulo de forma espetacular.

Mas o que de fato é a periodização?

Periodização é oferecer dentro de um sistema de organização, estímulos diferentes em microciclos e mesociclos. Mas, quando digo estímulos diferentes é variar a carga de trabalho, ou seja, alterar intensidade e volume dos treinos bem como nas vias metabólicas de casa sessão, portanto caracterizando as sessões como de força máxima, hipertrofia, RML e/ou aeróbio.

Segue link de um estudo feito, comparando um grupo com um mês de treinamento sem variar cargas com outro grupo com um mês de treinamento variando cargas.

http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3469/2475

Notem que apesar do tempo curto de estudo demonstrar alguns itens sem alterações significativas, o aumento de peso corporal e redução de % de gordura foram significativas, mostrando que o indivíduo aumentou sua massa magra.

Henrique Stelzer Nogueira
Professor de Pós-Graduação (FMU, Estácio de Sá, UNIFAE e USCS); Pesquisador; Personal Trainer.
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