Os Benefícios do Kick Boxing

Os Benefícios do Kick Boxing
EDUCACAO-FISICA
KICKBOXING não se refere apenas a um grupo de artes marciais e esportes de combate em pé baseados em chutes (em inglês: kick) e socos (em inglês: boxing) como também é um estilo de arte marcial e desporto de combate. Wikipédia (2015. Pj 1).

Assim o Kickboxing é um Luta e ou esporte que se tornou um programa de condicionamento físico muito desejado pelas mulheres, graças aos seus benefícios. Você pode perder de 500 a 800 calorias numa sessão de treinos que pode variar de 50 a 80 minutos, dependendo da individualidade de cada praticante, sendo desta forma ideal para manter o corpo magro, definido e sempre em forma.

As partes do corpo mais trabalhadas são, em geral, pernas, braços, ombros e glúteos, mas com um foco maior no abdômen. Os movimentos envolvem rotação de tronco, que ativa a região do transverso, músculo responsável pelo contorno da cintura, focando assim na área mais desejada: a barriga de tanquinho.

Além disso, Valerio e Pinto (2002), colocam que as Lutas desenvolvem em seu adeptos características como o desenvolvimento físico, onde destacamos, agilidade, aprimoramento técnico, controle de peso, controle da respiração, coordenação motora, correção de postura, destreza, educação corporal, energia, equilíbrio, flexibilidade, força, potencia, resistência, reflexo e saúde. Desenvolve ainda a Mente, onde destacamos amor ao esporte, autoconfiança, autoestima, autocontrole, bom senso, camaradagem, companheirismo, concentração, coragem, cortesia, desembaraço, desinibição, disciplina, educação, equilíbrio emocional, espírito de cooperação, espírito esportivo, força de vontade, inteligência emocional, humildade, lealdade, liderança, perseverança, raciocínio lógico, respeito, responsabilidade, saúde, sendo de justiça e senso de ética.

Desta forma podemos dizer que essa modalidade de Esporte é recomendada para todos os tipos de pessoas, em especial, para crianças e adolescentes, por apresentar uma filosofia de vida que envolve princípios morais, além de cultuar a forma física de seus adeptos.


REFERÊNCIAS


PINTO, J.A,A, VALÉRIO, S.M. DEFESA PESSOAL Para Policiais e Profissionais de Segurança. Porto Alegre, RS: Evangraf, 2002.

WIKIPÉDIA. A enciclopédia livre. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Kickboxing> Acessado em: 19/08/2015.



Por. Gilmar Elicker

Educador Físico.

Especialista em Personal Training

 

Gilmar Elicker
Gilmar Elicker, Licenciado e Bacharel em Educação Física (UNICRUZ). Especialista em Personal Training (Estácio de Sá -RJ). Instrutor de Musculação, Educação Física e Defesa Pessoal da Brigada Militar do RS, Faixa Preta e professor Kick Boxing.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER