O Goleiro do Handebol

O Goleiro do Handebol
EDUCACAO-FISICA

Este jogador, dentro de sua área de gol, poderá tocar a bola com qualquer parte do seu corpo, enquanto em tentativa de defesa.
O goleiro pode, também, deslocar-se em posse de bola dentro de sua área de gol sem submeter-se às regras que se aplicam a outros jogadores nesta mesma situação.

É proibido, porém, ao goleiro, que o mesmo atrase a execução do tiro de meta.
O goleiro pode jogar, tanto em sua área quanto no restante do campo, como um jogador de quadra. Enquanto fizer isto, o jogador estará sujeito às mesmas sanções e aplicações da regra que cabem aos demais jogadores.

Para tal, é necessário que o jogador ao deixar de assumir a posição de goleiro o faça saindo de sua área de gol SEM a posse de bola. O que caracteriza essa ação é a passagem do corpo do atleta, pelo solo, sobre o lado de fora da linha que delimita a área de gol.

Ações proibidas ao goleiro durante a partida de Handebol:

• Deixar sua área de gol de posse da bola e depois colocá-la novamente dentro desta mesma área;
• Ao tentar efetuar uma defesa, submeter o adversário a perigo;
• Deixar a área de gol de posse da bola;
• Colocar a mão ou qualquer parte do corpo na bola ou puxá-la para dentro da área, enquanto a mesma encontra-se fora da área de gol, parada ou rolando;
• Depois de ter assumido posição de jogador de quadra, voltar à posição de goleiro entrando na área de gol com a posse;
• Durante a execução do tiro de 7 metros, ultrapassar para frente ou para os lados a linha ou a projeção da linha dos quatro metros antes de a bola sair da mão do jogador adversário.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça nosso portfólio de cursos na área da Educação Física e Esportes.

 

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER