Número Ideal de Refeições Diárias

Número Ideal de Refeições Diárias
EDUCACAO-FISICA
Uma ou duas são um desastre; se você não se alimenta pelo menos 3x você esta causando sérios estragos ao seu metabolismo. Fazer três refeições devidamente balanceadas e malhar adequadamente trará alguns resultados, mas metade dos resultados que teria com refeições completas. Se tiver naturalmente um metabolismo lento, você poderá ter dificuldades com apenas três refeições, causando estragos metabólicos.

Se você ingerir quatro, fazendo escolhas inteligentes de alimentos e combinando em quantidades ideais, verá resultados substanciais, mas terá apenas de 60 a 70% dos resultados que teria ingerindo seis refeições diárias demorando mais. Cinco refeições? Agora você está chegando a algum lugar, irá obter bons resultados em algumas semanas. Se você for ativo e grande poderá fazer melhor adicionando uma sexta refeição.

Dois simples fatos fisiológicos irão explicar por quê:
- leva-se aproximadamente 3 h para digerir cada refeição

- proteínas, aminoácidos permanecem por 3 h na corrente sanguínea. Se você dormir 8h por noite, então permanece 16 h acordado num dia. Seis refeições por 16 h acarretam uma refeição a cada 2,7 h. Se você fizer cinco refeições então você fará uma refeição a cada 3,2 h.

Cinco refeições diárias é o ideal para mulher e seis é ideal para homem. Essa diferença se dá pela necessidade masculina de mais ou menos 600 a 900 kl a mais que as mulheres. Então, cinco, seis ou mais refeições serão ainda melhores, certo?

Bem, não exatamente. Você pode adicionar uma refeição extra e isso pode produzir resultados positivos não visíveis. Entretanto, leva-se no mínimo de duas a duas horas e meia para se digerir a refeição. Então não faz nenhum sentido você se alimentar mais de 6 a 7x. Como em todas as áreas da vida, quando se faz coisas ao extremo sempre há algum dano. Se seu objetivo é o ganho de massa muscular, uma refeição leve de proteína no meio da noite pode consertar uma perda natural durante a noite. Mas cuidado com a interrupção do sono. Se sua prioridade for perder gordura, então não se alimente durante tarde da noite de forma alguma ou de madrugada.

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