Medicamentos utilizados na endoscopia

Medicamentos utilizados na endoscopia
FARMACIA
A endoscopia é uma especialidade médica utilizada para obter imagens médicas diagnósticas do aparelho gastrointestinal, utilizando para isso um aparelho chamado endoscópio. Esse aparelho consta basicamente de uma fonte de luz e uma tela para visualização da imagem.


É uma técnica que causa um certo grau de irritação e por isso necessita que o paciente esteja completamente sedado para que não haja nenhum tipo de lesão no paciente, pois o aparelho gastrointestinal é formado por um tecido delicado e qualquer tipo de lesão causada pelo aparelho pode ocasionar graves consequências.


É utilizado um anestésico local, normalmente a lidocaína, na forma de spray na garganta, em uma dosagem inferior, bem menor ao máximo permitido. Além da anestesia local é utilizado rotineiramente uma medicação que irá causar uma sedação consciente, possibilitando para o paciente que o exame seja feito de maneira confortável.


Habitualmente é utilizado a meperidina, um analgésico opioide, seguida de uma dosagem de midazolam, um benzodiazepínico. Este último pode ocasionar amnésia temporária e de curta duração, muito raramente ocorre algum efeito paradoxal. Mas se houver alguma complicação o médico que está realizando o exame pode utilizar antídotos, tais como: Flumazenil (para os benzodiazepínicos) e o cloridrato de naloxona (para a meperidina). Como trata-se de um procedimento delicado e com riscos procure sempre profissionais qualificados para a realização deste exame.

Marcelo da Silva Dias
Possui graduação em FARMÁCIA - pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2006), Habilitação em Análises Clínicas pela UFMS (2007) e Pós-Graduação em Farmacologia (2010) é tutor de educação a distância - Portal Educação. Tem experiência na área de Farmácias e Drogarias, Distribuidora de produtos Hospitalares e Laboratório de Análises Clínicas.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER