Fundamentos de anatomia e fisiologia

Fundamentos de anatomia e fisiologia
MEDICINA
Anatomia é a ciência que estuda a estrutura e a organização dos seres vivos, tanto interna quanto externamente. Enquanto que a fisiologia estuda o funcionamento do organismo.


Como são ciências extremamente relacionadas, muitas vezes no decorrer de nosso curso abordaremos em conjunto. O corpo humano é constituído de cabeça, pescoço, tronco, membros superiores e membros inferiores.


Para descrevermos com precisão a posição espacial dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano, nós utilizamos uma convenção que é chamada: a “Posição Anatômica”.


Um corpo na posição anatômica deve estar de pé, com calcanhares unidos e olhos voltados para o horizonte, os pés também devem estar voltados para frente e perpendiculares ao restante do corpo, braços estendidos paralelamente ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente, com os dedos estendidos e unidos (D'angelo&Fattini, 2002).


Quando o corpo humano está na posição anatômica ele pode ser dividido conceitualmente em planos. O corpo humano é composto estruturalmente de átomos, células, tecidos, órgãos e sistemas.

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER