Cinesiologia: O que é?

Cinesiologia: O que é?
EDUCACAO-FISICA
 O nome Cinesiologia vem do grego: kínesis = movimento logos = tratado, estudo.

A finalidade da Cinesiologia é compreender as forças que atuam sobre o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento, de modo que o desempenho humano possa ser melhorado e lesões adicionais possam ser prevenidas.

Embora os humanos tenham sempre sido capazes de ver e sentir as suas posturas e movimentos, as forças que afetam os movimentos (gravidade, tensão muscular, resistência externa e atrito) nunca são vistas e raramente são sentidas.

Conhecer onde essas forças atuam, em relação às posições e movimentos do corpo no espaço, é fundamental para a capacidade de produzir movimento humano e modificá-lo.

Nossos movimentos são possíveis pela ação muscular. É através da contração dos músculos que o ser humano é capaz de realizar façanhas extraordinárias como:

• saltar 2,45 metros de altura;
• saltar mais de 8 metros de distância;
• correr 100 metros em menos de 10 segundos;
• realizar vários giros no ar na ginástica;
• dançar.

Ações inconscientes, como controlar o fluxo sanguíneo para nossos órgãos, arrepiar os pelos ao sentir frio, regular o foco da visão, ou simplesmente sorrir também são possibilitadas pela ação dos nossos músculos.

Anatomia: a ciência que estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. É o estudo das estruturas e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente.

Significa: ana = em partes / tomein = cortar

Biomecânica: A biomecânica é o estudo do movimento e do efeito das forças internas e externas de um corpo baseado em análises quantitativas e qualitativas, utilizando parâmetros como: velocidade, direção, quantidade de força, etc.

Ciência que estuda os mecanismos dos sistemas biológicos, permitindo que o homem, através de análises dos movimentos, e sem omitir as influências bioenergéticas, possa aprimorar o seu domínio psicomotor.

Cinesiologia: Significa estudo do movimento. Vem do grego knesis, que significa movimento.

As características e descrição do movimento fazem parte da cinesiologia, que complementa a abordagem descritiva da origem do deslocamento.

Fisiologia: estuda o funcionamento da articulação através da nutrição, irrigação, inervação das estruturas envolvidas, etc.

Ou seja, a anatomia estuda as estruturas e a cinesiologia os movimentos possivelmente realizados por esta tal estrutura.
Aristóteles (384-322 A.C.) é considerado o "pai da Cinesiologia".
Arquimedes (287-212 A.C.), através dos princípios hidrostáticos explicou como os corpos flutuam, e sua teoria serve de base para os estudos da Cinesiologia aplicada, por exemplo, na natação.

Devido à sua própria característica, a Cinesiologia é uma ciência interdisciplinar, pois mantém estreita interação com a Fisiologia, Anatomia, Antropologia, Mecânica e, mais recentemente, com a Psicologia.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER