Bronquite: natação para dias sem crise e com muito bem-estar

Bronquite: natação para dias sem crise e com muito bem-estar
EDUCACAO-FISICA
Bronquite e natação têm uma relação histórica entre si. Os médicos indicam a natação para crianças e jovens com bronquite ou asma para melhorar a circulação de ar nos pulmões. E como isso acontece?

Com a prática de qualquer exercício físico, a musculatura do corpo se fortalece, inclusive os músculos dos órgãos que promovem funções vitais, como pulmão e coração. A natação é a prática que mais oferece esses benefícios, por ser um dos melhores exercícios aeróbicos e trabalhar diretamente a respiração, aumentando o fluxo de ar nos pulmões. Além disso, a água facilita a entrada de ar nas vias aéreas devido à umidade e, por ser um vasodilatador natural, melhora a circulação sanguínea.

Cuidados na intensidade

Atividades físicas são fontes de bem-estar, não de mal-estar. Durante os exercícios a pessoa deve se sentir bem – com certo grau de esforço ou cansaço, mas bem. Sintomas de fraqueza, enjoo, tonturas, quedas de pressão e dores no peito são sinais graves, que podem identificar um quadro de problema cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).

Esses sintomas ainda estão diretamente relacionados com a intensidade da atividade física. Se a pessoa é sedentária, não pode cair na água e querer nadar 100 metros rasos. A natação é basicamente um exercício leve mas, como qualquer outro, requer adaptação.

Há relatos de pessoas com bronquite ou asma que passaram quatro meses com princípios de crise, devido ao período de adaptação – surgem, inclusive, dúvidas sobre alergia ao cloro, ou a outras substâncias que tratam a água de piscinas em geral, mas isso é simples adaptação.

A persistência vem e traz o resultado junto

Nos primeiros meses, o pulmão começa a ser explorado em outras áreas, fazendo o ar passar por lugares que talvez antes não passava em consequência das inflamações. Por isso, o importante é não desistir. A dificuldade no começo é muito comum e vencer essa barreira traz a recompensa de uma boa saúde, beleza e disposição.

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER