Atletismo Escolar

Atletismo Escolar
EDUCACAO-FISICA
Conhecido como esporte-base, o atletismo desenvolve habilidades naturais executados pelo ser humano, como correr, saltar e lançar. No contexto escolar, o atletismo tem grande importância, pois as capacidades e habilidades inerentes aos seus conteúdos, frequentemente, servem de base para outras modalidades desportivas.

Para entender mais sobre o assunto, o Portal Educação chamou o Educador físico Ricardo Trauer Tajes para comentar sobre o atletismo escolar.

Portal Educação: Qual a importância do Atletismo dentro das escolas?
 
Ricardo Trauer Tajes
: O atletismo escolar é muito importante para os alunos pois neste esporte são trabalhadas muitas capacidades físicas como: resistência cardiorrespiratória e muscular, força, potência, velocidade, agilidade, coordenação entre outras capacidades físicas. Este esporte contém: corridas, saltos, arremessos, lançamentos e provas combinadas que são de muita importância na fase escolar onde o aluno esta aprendendo sobre os esportes e sobre o próprio corpo.

P. E. : Quais são as atividades mais praticadas dentro das escolas?

Ricardo: Todos os esportes são trabalhados nas escolas, porém temos esportes que são de grande influência principalmente pela mídia que é o caso do futebol. Voleibol, basquetebol e handebol são esportes que não aparecem tanto na mídia, mas que são trabalhados dentro das escolas. Toda atividade em que há um aprendizado, desde as regras de um jogo oficial até uma pequena brincadeira são bem-vindos na escola, e de muita importância no aprendizado dos alunos.

P. E. : Os alunos apreciam as atividades?


Ricardo: Os alunos adoram conhecer sobre novos esportes, o atletismo é um esporte que exige bastante do seu praticante e é muito importante para os alunos vivenciarem esta experiência com um esporte não muito conhecido no nosso país.

P. E. : Como a escola deve se preparar para poder oferecer o atletismo?

Ricardo: O atletismo possui um material muito amplo que também e de difícil acesso para a escola, porém com uma boa imaginação qualquer professor consegue adaptar para pratica a modalidade e vivenciar este esporte. Todo material pode ser adaptado como bola de meia para simular o arremesso de peso, ou um cabo de vassoura para simular o lançamento de dardo, corridas podem ser feitas em qualquer espaço e saltos também, basta uma boa dose de imaginação dos professores.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER