A importância do sono em um programa de musculação

A importância do sono em um programa de musculação
EDUCACAO-FISICA
Carga de treinos adequada, alimentação balanceada, hidratação. Esses são conhecidos ingredientes de um programa de musculação que vise resultados satisfatórios, porém existe um fator quem muitas pessoas ignoram e que é fundamental para processo de ganho de massa muscular: o sono.

Uma noite de sono bem dormida é responsável por uma serie de processos que auxiliam na reposição das energias físicas e mentais, existe uma série de problemas desencadeados em pessoas com problemas de sono como, por exemplo, problemas de memória, aumento da pressão sanguínea, aumento do índice de gordura corporal, mal funcionamento do metabolismo, problemas hormonais entre outros.

O sono auxilia no processo de construção muscular e consequentemente no ganho de massa, engana-se quem pensa que o ganho de músculos ocorre durante os treinos. No período de treino o músculo é estimulado dentro das suas limitações gerando assim microlesões que estimulam o organismo a reparar esse tecido e construir um maior numero de células musculares.

A liberação de hormônios ligados ao ganho de força e aumento de massa muscular como a testosterona está diretamente ligado à uma quantidade adequada de descanso, o excesso ou a falta de descanso provoca quedas significativas nos níveis hormonais do homem, causando diversos problemas como a diminuição da libido, da massa muscular, densidade óssea além de aumentar o risco de doenças associadas à baixos índices hormonais, por isso é recomendado sempre um período de descanso que permita que o indivíduo passe pelas 5 fases do sono.

Colunista Portal - Saúde
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