A importância da recreação na educação infantil

A importância da recreação na educação infantil
EDUCACAO-FISICA

APRESENTAÇÃO
O presente projeto de pesquisa, que tem como tema "Aulas Recreativa nas Turmas de Educação Infantil- Uma nova forma de desenvolver nossas crianças.", pretende mostrar a importância de tornarmos as aulas de Educação Infantil, mais atrativas e dinâmicas.


Valorizando sempre o desenvolvimento pleno do educando. Apresentaremos algumas atividades que podem ser desenvolvidas com alunos de 2 à 6 anos, em turmas de Educação Infantil, com materiais fáceis de serem produzidos pelo educador utilizando materiais recicláveis, tal como garrafas pet.


Unindo o desenvolvimento corporal, com a consciência ambiental, que deve ser incentivada desde a infância. O desenvolvimento deste projeto poderá contribuir para o conhecimento de novas metodologias de ensino que possibilitarão a compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula com crianças da pré-escola, valorizando e ampliando o conhecimento prévio que todo individuo adquiri no ambiente familiar e social.



PROBLEMATIZAÇÃO
Ao observarmos as aulas de Educação Infantil, constatamos que a maioria das escolas com essa modalidade ainda não disponibilizam aos educando aulas recreativas, com atividades que valorizem o desenvolvimento psicomotor, o equilíbrio, a coordenação motora (grossa e fina), a lateralidade, a noção de espaço, etc. Tendo como base os PCNs, percebemos que na teoria essas atividades já foram dadas, a sua real importância. Mas, ao buscarmos a sua utilização, não encontramos.


Ainda temos uma educação presa a metodologias tradicionais e conceitos diferentes dos que são previstos. As instituições de ensino não oferecem condições para a realização dessas praticas, falta material adequado e profissionais capacitados.


Percebe-se um grande número de docentes com formação inadequada atuando em salas de educação infantil, falta professores com formação pedagógica para lidar com as dificuldades de aprendizagem heterogenia, onde algumas crianças apresentam desenvolvimento acima da sua faixa etária, outras com um desenvolvimento muito abaixo, comprometendo assim o processo de aprendizagem.


Por tanto, faz-se necessário repensar que tipo de profissionais queremos atuando nas salas de educação infantil, como melhorar sua formação e, que metodologias favorecem o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, social, e cultural das crianças nos primeiros anos de contato com a educação formal ( escola).

JUSTIFICATIVA
A atividade recreativa é uma nova metodologia de ensino. Muito estudiosos definem o que é RECREAÇÃO. Para Rousseau (1712-1771), recreação é a "liberdade total da criança, não se deve obrigar o aluno a ficar quando quiser ir, não constrangê-lo a ir, quando ficar onde estar. O aluno deve ser educado por e para a liberdade. É preciso que saltem, corram, gritem quando tiver vontade." Já de acordo como conceito de recreação feito por Valente(1994, P. 180), "percebe-se que é englobado o lazer e o jogo pois a recreação como atividade e comportamento típico de jogo, está contida no lazer.



A recreação tem sido um elemento estudado e entendido predominantemente como um composto de lazer. Dessa forma, todas as citações isoladas da palavra lazer, incluem naturalmente a recreação e o jogo." E ainda destacamos outra maneira de ver a recreação, desta vez citamos Toseti Apud Gonçalves ( 1997, p. 14), que diz:" A recreação é muito importante para o ser humano não só para a criança. Todos nós precisamos dos nossos momentos de lazer.

 

A palavra recreação vem do latin, recreare, cujo significado é recrear. Portanto as atividades recreativas devem ser espontâneas, criativas e que nos traga prazer. Devem ser praticadas de maneira espontânea, diminuindo as tenções e preocupações. Tendo como base essas teorias, elaboramos esse projeto pensando na importância de aprender brincado. E de termos essas atividades sendo aplicada por um profissional de Educação Física.


Visando melhorar a qualidade de ensino, e buscando transformar o processo de aprendizagem em um processo mais prazeroso onde a criança possa se desenvolver todas as suas funções. Ressaltamos ainda a falta de profissionais de Educação Física atuantes nessa modalidade.



Sabemos que a aplicação dessas atividades recreativas são essenciais para o desenvolvimento do educando e que se isso for monitorado por um Educador Físico essas atividades podem vir a ter um outro aspecto, além de repassar conhecimentos curriculares de forma dinâmica, ainda valorizam o desenvolvimento motor do educando.


Enfim, o objetivo dessa pesquisa é analisar de forma mais profunda as atividades desenvolvidas em salas de educação infantil e o papel do educador como mediador e facilitador da aprendizagem, mostrando que as aulas lúdicas e recreativas são fundamentais para que a criança brinque e aprenda, uma vez que esta necessita do contato com o concreto para assimilar e compreender os conteúdos propostos pelo educador.

PÚBLICO ALVO
Crianças de 2 a 5 anos, na Escolinha ABC, no turno da tarde, com a participação da sala do Infantil 04.


OBJETIVOS GERAL:
Aplicar atividades recreativas em turma de Educação Infantil.


ESPECIFICO:
Trabalhar coordenação motora, lateralidade, equilíbrio, noção de espaço, noção de tempo. Integrar os alunos. Trabalhar a noção espacial do educando.


METODOLOGIA
Será realizada a apresentação da equipe aos alunos, em seguida faremos um alongamento envolvendo toda a turma, com a música XÔ PREGUIÇA da cantora Eliana. Após dividiremos a sala em quatro equipes, sendo que cada uma deve realizar com os educando duas atividades recreativas diferentes e para que todos participem, será feito um rodízio.

Utilizaremos as seguintes atividades:

 
*FUTEBOL;
O orientador deve organizar os alunos em uma fila, em seguida os alunos deverão chutar a bola ao gol, um de cada vez. Cada aluno terá 03 chances. E aquele que acertar ganhará um brinde.
OBJETIVO: Trabalhar a precisão dos alunos.


*BASQUETE; O orientador deve organizar os alunos em uma fila, após os alunos deverão arremessar a bola na cesta, que será feita com uma lixeira. Cada aluno terá 03 chances. Aquele que acertar ganhará um brinde. Após passar a sua vez, a criança deverá voltar ao fim da fila.
OBJETIVO: Trabalhar a força dos alunos.


*MEUS NOVOS VIZINHOS: Um grande círculo; ao sinal do professor, os alunos deverão cumprimentar seus vizinhos da esquerda e da direita, com um abraço. Ao outro sinal, deverão formar um novo circulo, sendo que o aluno que estava a lado dos outros dois deverá procurar novos companheiros, não podendo ficar ao lado dos colegas anteriores. Segue a atividade até que todos tenham ficado ao lado de todos.
OBJETIVO: Trabalhar a socialização entre os alunos.

*COITADINHO DO MEU GATINHO: Os alunos são distribuídos em um circulo todos sentados. O professor escolhe um aluno que fica no centro. Esse será o gatinho. Esse por sua vez deverá ficar engatinhando e se aproximar de um aluno que está sentado na roda e dar um miado bem engraçado. O aluno que receber o miado deve colocar a mão na cabeça do aluno que está no meio e sem rir deve dizer: "Coitadinho do Meu Gatinho". Se rir tem que ir ao centro e se tornar o gatinho se não rir o gatinho deve fazer outra tentativa com outro aluno.
OBJETIVO: Trabalhar a socialização entre os alunos.



*AVIÃO PEGADOR: Todas as crianças dispersas a vontade, uma destacada: "O Avião". A um determinado sinal, o aluno destacado sai em perseguição dos colegas imitando um avião. Aquele que se vir em perigo de ser apanhado, para equilibrando-se num pé só e eleva os braços lateralmente fazendo a figura de um avião. O perseguidor não poderá pegá-lo enquanto ele estiver nessa posição. Quando o avião conseguir apanhar uma criança ela irá substituí-lo.
OBJETIVO: Trabalhar o equilíbrio dos alunos.



*BOM DIA: De mãos dadas as crianças formam um círculo. No interior deste permanecerá um jogador com os olhos vendados. O circulo gira para a direita ou para a esquerda. Quando o jogador do centro bater o pé no chão o círculo parar de girar. A criança do centro aponta para um jogador e este dirá "Bom Dia". O do centro terá que reconhecer pela voz, dizendo o seu nome. Caso erre, ainda terá o direito de apresentar mais dois nomes. Acertando, o que foi apontado ocupará o centro e o outro o substituirá na roda, do contrário, o jogo prosseguirá até que o do centro, fazendo novamente parar o círculo mencionar acertadamente o nome do companheiro.
OBJETIVO: Trabalhar a percepção das crianças.



*BORBOLETAS E FLORES: Material: Um apito ou chocalho. Preparação: As crianças são divididas em dois grupos iguais: "borboletas" e "flores". As flores ficam pelo campo, de cócoras e bem afastadas cerca de 1 metro umas das outras. Desenvolvimento: Ao sinal do professor, as borboletas põem-se a dançar por entre as flores. É bom limitar o espaço, para que as borboletas param imediatamente de dançar e as flores, na posição em que se encontram, tentam tocá-las. Quando alcançadas, as borboletas devem ficar de cócoras, junto com as flores. É bom limitar o espaço para que as borboletas não permaneçam muito longe das flores.
OBJETIVO: Trabalhar o contanto mais próximo das crianças com os colegas, ou seja, a socialização.



*BOLA AO TÚNEL: Material: 2 bolas Formação: Crianças divididas em iguais números de jogadores formarão 2 colunas e ficarão com as pernas ligeiramente afastadas.
Desenvolvimento: Dado o sinal de início o 1º jogador de cada coluna de posse da bola passá-la-á para o seu imediato fazendo-a rolar até ele entre as pernas. Do mesmo modo os demais receberão a bola e irão passando. Logo que ela chegue ao último jogador, este a tomará e virará a ocupar o primeiro lugar na coluna. O jogador prosseguirá vindo, sempre o último para frente. Vencerá a coluna que terminar primeiro a corrida, isto é, aquele cujo jogador que ocupara a frente no início da partida, tomar o 1º lugar outra vez.



BIBLIOGRAFIA
MOTA, Sílvia. A pesquisa jurídica como arte do pensamento criativo. No prelo.
MOTA, Sílvia. Trabalhos acadêmicos: metodologia e apresentação gráfica. Rio de Janeiro, 2006. 112 p. PCNs de Educação Física PCNs de Educação Infantil Educador Nilton Zumba Educação Física Escolar : http://niltonzumba.blogspot.com.br/search/label/15%20atividades%20recreativas
RECURSOS humanos; Alunos da Turma de Educação Física 0561, Diretor, Professor. Recursos Materiais; Lenço, apito e bola.

Danniele Dias Soares
Estudante do 2º Periodo de Licenciatura em Educação Física. pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - IVA em parceria com a Universidade Estadual do Vale do Acaraú -UVA
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