A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FISÍCA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FISÍCA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCACAO-FISICA

O presente trabalho tem como objetivo identificar a importância da contribuição da Educação Física no processo do desenvolvimento global das crianças na Educação Infantil. Para tanto, podemos recorrer aos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil, as sugestões que eles nos trazem para se trabalhar nesta primeira etapa da educação básica e quais seriam os objetivos a serem alcançados, destacando o bloco movimento e a organização de conteúdos, sendo assim, parte essencial do processo ensino aprendizagem. Para auxiliar este trabalho é necessário que o professor de Educação Infantil, primeiramente conheça seus alunos, suas necessidades e interesses para proporcionar um ambiente rico em experiências, dentre estas experiências é de suma importância salientar que o Brincar é um instrumento indispensável para o desenvolvimento global da criança. Fazendo assim uma educação através do movimento, conteúdo este que também iremos destacar neste trabalho.

Palavras-Chave

: Educação Infantil, Movimento, Brincar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conforme a realidade dos dias de hoje, as escolas estão recebendo as crianças cada vez mais cedo, estas estão em um momento de transformação, por  este motivo cabe ao professor fazer com que esta transformação seja rica, contendo muito aprendizado, de forma prazerosa.

A Escola de Educação Infantil deve ser um lugar de descobertas e de ampliação das experiências individuais, culturais, sociais e educativas, através da inserção da criança em ambientes distintos dos da família. De forma que esta criança seja integrada com os contextos sociais e culturais que a envolvem através das inúmeras experiências que o professor deverá proporcionar.

A Educação Física é uma disciplina que contribui muito para o desenvolvimento integral da criança. Com atividades prazerosas, ela proporciona à criança a oportunidade de interagir com objetos, com pessoas e com situações que estarão preparando-a para sua vida em sociedade. Cabe ao professor organizar situações, selecionar conteúdos e procedimentos nos quais os alunos possam cooperar, sentirem-se confiantes, trocar experiências e realizarem descobertas individuais e em grupos.

Assim, entendendo que e educação de corpo inteiro, nada mais é, do que a educação pelo movimento proposta por vários profissionais e pesquisadores do campo de conhecimento da Educação Física, considerada por muitos atuantes da Educação Infantil a melhor forma de se trabalhar com crianças. Porém os profissionais que querem realmente atuar de corpo inteiro na Educação ainda são  muito poucos.

 

Este trabalho está inserido na biblioteca do portal educação.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER