A Área de Gol do Handebol

A Área de Gol do Handebol
EDUCACAO-FISICA

Apenas o goleiro pode entrar na área de gol. Quando um jogador de linha toca com qualquer parte do seu corpo a linha que delimita a área de gol, está caracterizada a invasão.

Quando há invasão da área do goleiro as medidas são as seguintes:
a) marca-se um tiro de meta, quando a invasão deu-se por um jogador da equipe adversária que obteve vantagem com esta ação de invasão – com ou sem a posse de bola.

b) marca-se um tiro livre, quando a invasão deu-se por um jogador da defesa que obteve vantagem com esta ação de invasão, porém sem ter evitado uma chance clara de marcação de gol por parte do adversário.

c) marca-se um tiro de 7 metros, quando a invasão deu-se por um jogador da defesa que, por meio desta invasão, impede uma clara chance de gol do adversário.

Os jogadores de quadra não sofrem penalidades ao invadir a área do goleiro em dois momentos distintos.

O primeiro deles é quando essa invasão ocorre logo após um arremesso feito pelo adversário ao gol, sem que tenha havido vantagem nesta ação.

O segundo é quando um jogador, de defesa ou ataque, entra na área do goleiro sem a posse de bola e sem obter vantagem com essa ação.

Caso um jogador lance a bola para dentro de sua própria área de gol, o juiz deverá sinalizar:
1. O gol, caso a bola ultrapasse a linha de fundo entre a baliza;
2. Um tiro livre, caso a bola fique parada dentro da área de gol, ou o goleiro toque na bola e a mesma não entre na baliza;
3. Um tiro lateral, caso a bola saia pela linha de fundo.

Gostou do artigo? Confira nosso portfólio de cursos na área de Educação Física e Esporte e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

 

 

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER