Psicologia de Orientação Vocacional

Psicologia de Orientação Vocacional
PSICOLOGIA
A Psicologia de Orientação Vocacional é uma área da psicologia que tem como objetivo amparar as pessoas, em especial jovens e adolescentes a conhecerem as suas capacidades e suas habilitações, necessidades e perspectivas para que alcancem o que eles almejam como concepção de vida.

O curso de Psicologia tem como duração quatro anos, onde os três primeiros possuem disciplinas iguais para qualquer área onde o indivíduo tenha interesse de exercer. Porém no último ano do curso o aluno terá de escolher a área que ele pretende seguir. No caso de Orientação Profissional que é um ramo da Psicologia Educacional, o indivíduo poderá exercer também a Psicologia Vocacional.

A Psicologia Vocacional, propriamente dita estuda os conflitos que o adolescente ou jovem enfrenta para poder escolher a sua profissão, o psicólogo na área educacional estará preparado, pois o mesmo estuda s padrões do comportamento humano através da observação, interpretação e interação direta com as pessoas.

Com este processo ele entenderá os conflitos da mente humana, e então atuará para diminuir o sofrimento e proporcionar aos seus pacientes um melhor enfrentamento sobre suas dificuldades. Para facilitar a decisão do estudante o Psicólogo usará como metodologia para auxiliar o seu paciente o Teste Vocacional, juntamente com algum método psicológico como a psicologia analítica, onde poderá guiar o estudante até encontrar a opção correta que se encaixa com o seu perfil psicológico.

Os Psicólogos já graduados poderão se especializar na área de Psicologia Educacional, (pós-graduação), podendo ampliar ainda mais os ramos do conhecimento, podendo exercer a Psicologia Educacional juntamente com a sua profissão mais rotineira, seja ela clinicamente falando. Ou até mesmo, se desejar, o Psicólogo poderá realizar mestrado, onde estará mais a fundo com relação aos assuntos sobre Psicologia Educacional, podendo elaborar e se adentrar a pesquisas na área.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER