Os sistemas flexíveis de impermeabilização

Os sistemas flexíveis de impermeabilização
COTIDIANO
Nas obras de construção civil, os sistemas flexíveis são mais utilizados que os sistemas rígidos, principalmente em razão de serem elásticos e acompanharem as possíveis deformações que as estruturas estão sujeitas ao longo do tempo.

Segundo Kloss (1996), a sua propriedade de elasticidade faz com que estes sistemas sejam indicados para todo o tipo de estrutura sujeita a movimentações, vibrações, insolação e variações térmicas (dilatações e contrações).

Os sistemas flexíveis são fornecidos na forma de mantas asfálticas, membranas líquidas, mantas de PVC, entre outros.

• Manta Asfáltica

Apesar do surgimento de novas tecnologias de impermeabilização flexível, a manta asfáltica ainda é o principal tipo de impermeabilização flexível utilizada na maioria das obras de Construção Civil.

Esse sistema é pré-fabricado, formado por um elemento central que proporciona a estrutura, composto por filamentos de poliéster ou véu de fibra de vidro, que conferem ao produto grande resistência mecânica, sendo recoberto nas duas faces por um composto asfáltico (KLOSS, 1996).

Segundo a norma NBR 9952, as mantas asfálticas para impermeabilização são classificadas em quatro categorias conforme as características de tração, alongamento, flexibilidade e espessura, variando de 3,0 a 4,0 mm de espessura.

Possuem acabamentos diferentes segundo o tipo de aplicação utilizada, no ambiente externo com exposição aos agentes atmosféricos ou com proteção mecânica para os outros ambientes.

Na sua composição química, as mantas asfálticas são fabricadas com asfalto do tipo elastomérico ou plastomérico. Segundo o tipo de revestimento utilizado para as mantas asfálticas expostas aos agentes atmosféricos e sem proteção mecânica, os principais são:

• Alumínio
Revestimento aplicado na face exposta da manta asfáltica, resistente a raios solares e proporciona relativo conforto térmico à construção. Não é de característica transitável por pessoas ou veículos. Utilizado em coberturas e lajes.

• Ardosiado
Revestimento aplicado na face exposta da manta asfáltica com ardósia natural e grânulos, minerais.

• Antirraiz
Para uso em jardineiras, recebe um revestimento com produtos químicos que inibem o crescimento de raízes, chamados herbicidas, evitando que seja danificada a impermeabilização.

Colunista Portal - Dia A Dia E Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER