O que significa Multidisciplinaridade?

O que significa Multidisciplinaridade?
DIREITO

Um estudo, uma pesquisa multidisciplinar acontece quando várias pessoas, pesquisadores, estudiosos, profissionais de diferentes especialidades emitem seus pontos de vista acerca de um único objeto. Multidisciplinaridade é o exame, avaliação e definição de um único objeto sob diversos olhares de diferentes disciplinas. Cada especialista, neste caso, faz suas próprias observações considerando seus saberes, sem estabelecer contato com os saberes diferentes do seu. Não há, neste caso, articulações entre os diferentes pontos de vista acerca do mesmo assunto.
       
Imaginemos vários profissionais, com especialidades diferentes, sendo chamados a emitirem parecer acerca de um mesmo paciente. Viria o cardiologista, o dermatologista, o nutricionista, o psicólogo, por exemplo, e cada um emitiria seu parecer com base em seus próprios conhecimentos, sem fazer qualquer contato com os outros profissionais e seus saberes. Ou, ainda, que vários advogados, juristas, especialistas em direito tributário, direito do trabalho, direito econômico sejam chamados a opinar acerca de uma determinada ocorrência e deixem seus pareceres sem se comunicarem uns com os outros.
       
Não há no trabalho multidisciplinar qualquer intenção de se estabelecer relações diretas e integrativas entre as diversas disciplinas. O que se pretende com a reunião das diferentes especialidades é que cada especialista emita um ponto de vista único, a partir de seus saberes particularizados.







Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER