Pesquisar

O que é ser cidadão e quais os direitos e deveres?

Segundo o Dicionário Aurélio, cidadão é aquele indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. Habitante da cidade. Indivíduo, homem, sujeito.
Ser cidadão, porém, vai além do simples conceito descrito no dicionário. Podemos entender que ser cidadão é participar como agente atuante de uma sociedade. É não deixar se oprimir e nem subjugar, encarar o desafio de defender seus direitos na busca de uma sociedade mais igualitária.
Ser cidadão não se resume a cobrar do governo o retorno pelos altos impostos. É, acima de tudo, respeitar o próximo no sentido mais amplo possível, independente de sua cor, raça, sexo ou religião, ou em relação aos seus direitos, já que o outro também é cidadão.
Alguns eventos indicam a cidadania como elemento chave para a sua realização, tal como passeatas e manifestações em prol da dignidade na política e contra a violência. Outras atitudes cotidianas também representam a evolução do conceito de cidadão, como respeitar filas ou não jogar lixo nas ruas, por exemplo.

  • A fila deve respeitar os direitos de um cidadão na ordem correta;
  • Não jogar lixos nas ruas ou não poluir o meio ambiente é respeitar sua própria nação;
  • Ser cidadão é ser gente, é respeitar o próximo como a si mesmo.

Origem do Termo

A palavra cidadania vem do latim civitas, que significa cidade. No passado, cidadão era a pessoa que pertencia a uma cidade, tendo obrigações e benefícios por viver naquela nação. Atualmente, o conceito não está preso aos limites urbanos, também estando ligado ao compromisso dos indivíduos com a legislação vigente, como a liberdade de ir e vir.

Direitos e deveres do cidadão

Os direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro podem ser divididos, basicamente, em três grupos: os Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (civis), os Direitos Sociais e os Direitos Políticos.
Continue a leitura e entenda melhor cada um deles:

Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

O artigo 5º da Constituição Federal, um dos principais da CF, destaca que todos somos iguais perante a lei, sem nenhuma distinção entre pessoas.
Além disso, esse artigo garante o direito à vida, liberdade, igualdade, segurança, propriedade e outros, direitos tidos como fundamentais.

direitos e deveres do cidadão brasileiro artigo 5º da Constituição

Os deveres do cidadão

Apesar de todos os direitos, os cidadãos também possuem deveres a serem cumpridos. Alguns deles são:

  1. Escolher os governantes do país;
  2. Cumprir todas as leis e a Constituição;
  3. Proteger o meio ambiente e todo o patrimônio público e social do Brasil;
  4. Respeitar os direitos das outras pessoas;
  5. Fazer as contribuições tributárias e previdenciárias devidas;
  6. Educar e proteger os seus semelhantes; e
  7. Contribuir com as autoridades.

Quer saber mais sobre o assunto? Inscreva-se em nosso blog, confira os cursos em nosso site e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas. Bons estudos!

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área de Direito.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading