Neurônios e suas funções

Neurônios e suas funções
MEDICINA

Caminhar, falar, respirar, responder a algum estímulo; saber a diferença entre frio e calor; são algumas das funções básicas do ser humano e os neurônios são os responsáveis por elas. Quando alguma delas está comprometida é sinal de que algum neurônio não está cumprindo a sua função corretamente.

Existem três tipos de neurônio e cada um é responsável por uma função. Os neurônios receptores ou sensitivos são responsáveis por receberem estímulos sensoriais e conduzem o impulso nervoso ao sistema nervoso central (SNC). Com esses neurônios você consegue diferenciar o quente do frio, por exemplo.

Já os neurônios motores ou efetuadores são os responsáveis pelos estímulos motores. Esses neurônios fazem com que você consiga digitar, comer e levar o garfo até a boca, por exemplo. Eles conduzem as informações até do SNC até os músculos e as glândulas do corpo.
E por último os neurônios associativos esses neurônios fazem a ponte entre os neurônios motores e os neurônios sensoriais. São os neurônios associativos que te permitem tirar a mão de algo quente, por exemplo. Existem células que sustentam esses neurônios e ajudam com que eles cumpram as suas funções.

A divisão de tarefas dos neurônios é muito complexa e, quando algum morre, ele não se regenera. Cada um dos neurônios tem a sua função determinada, cada um está ligado quimicamente a outro e assim eles se ligam a milhares de outros, é uma rede que quando acontece alguma interferência ela deixa de funcionar perfeitamente.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Neuroanatomia. Conhaça também nosso portfólio na área de Psicologia.

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER