História do teatro no Brasil e no Mundo

História do teatro no Brasil e no Mundo
PEDAGOGIA
O teatro no Mundo

A origem na Grécia Antiga:
A palavra teatro vem de origem do grego théatron, e é uma configuração de arte em que um ator ou um conjugado de atores, interpretam uma história para um público em algum lugar.

O teatro surgiu na Grécia Antiga, mais precisamente no século IV A.C. em consequência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus da alegria, do vinho, do entusiasmo e da fertilidade. As peças eram encenadas com grandes máscaras, porque somente os homens podiam atuar, visto que as mulheres não eram consideradas cidadãs.

O ofício de ator surgiu com Thespis, sendo considerado o primeiro ator do Ocidente, representando pela primeira vez o deus Dionísio. Foi na Grécia antiga que surgiram dois gêneros de teatro, sendo eles: a comédia e a tragédia.

As peças teatrais trágicas tinham temas ligados à justiça, às leis e o destino. Eram contadas histórias que quase sempre terminavam com a morte do herói. Ésquilo, Sófocles e Eurípdes são considerados os autores mais famosos de tragédia grega. O teatro cômico tinha como intuito o riso dos espectadores, pois representava de forma engraçada o cotidiano da vida em formato de sátiras. Aristófanes foi um grande autor de comédia grega. As peças desses autores influenciaram muito o teatro e são encenadas até hoje.

Teatro romano:
Os romanos importaram da cultura grega o teatro, porém possuíam estilo próprio. Tinham como caráter a diversão e o prazer, a comédia tomou o lugar da tragédia. Os espetáculos de circo eram violentos e se baseavam em competições entre romanos e cristãos, que eram sacrificados em público.

A partir dos séculos XVII e XIX com as revoluções presentes na Europa e a ascensão da burguesia, influenciaram diretamente no teatro. A tragédia é substituída pelo drama, enquanto a comédia se desenvolve, o teatro se torna muito mais individual perdendo a sua essência social.

Influências do romantismo:
A partir do romantismo que o teatro se volta para o ser humano, as peças tratavam de temas emotivos. É nesse período que surge o melodrama. Os principais lemas desse período são a fraternidade, igualdade e liberdade.

Já no século XX o teatro evolui a partir do realismo e naturalismo se tornando um instrumento de discussão e crítica da sociedade, mesmo com a falta de preocupação com relação à reprodução da realidade nos figurinos e cenários. Os temas eram tratados de modo a elucidar a realidade social. Questões políticas eram trabalhadas nesta época assim como questões que criticavam aspectos da sociedade burguesa.

O teatro no Brasil

A origem do teatro no Brasil teve grande influência dos padres Jesuítas, que ao chegarem ao país, trouxeram consigo influências como a literatura e o teatro, sendo estes os principais instrumentos pedagógicos para a educação religiosa. Este período corresponde ao século XVI quando o Brasil passou a ser colônia de Portugal.

Os Jesuítas notaram que a utilização de métodos como o teatro, somado com a cultura indígena, eram eficazes como instrumento de civilização, principalmente para a catequese dos índios, visto que o fascínio de imagens representativas era muito mais eficaz do que a leitura de passagens bíblicas. Então, a origem do teatro no Brasil tem como precursores assuntos ligados à religiosidade.

Até o ano de 1584 as peças eram escritas em espanhol, português ou tupi, quando então surgiu o latim. As peças sempre possuíam como objetivos de cunho religioso, didático e moral, representados por personagens como santos, imperadores, demônios que em algumas situações eram representados de forma simbólica, como o amor ou o temor por Deus, por exemplo.

O Romantismo foi o grande responsável por trazer forças ao teatro brasileiro no século XIX, sendo impulsionado por célebres escritores como Martins Pena, Gonçalvez Magalhães, João Caetano, José Alencar e Machado de Assis.

A porta de entrada para muitos amadores para o profissionalismo no teatro se deu em 1957 com o surgimento do Teatro de Arena São Paulo, que nos anos seguintes foi responsável por formar grande personalidade do mundo artístico.

O teatro do século XXI:

O teatro hoje pode ser considerado como uma arte extremamente rica, devido as enormes influências. Atualmente temos contato com óperas, teatro de bonecos, musicais, peças realizadas em espaços alternativos entre outras formas. Com o surgimento do Cinema, há mais de cem anos, muitos previram o fim do teatro, as pessoas imaginavam que o cinema iria substituí-lo, porém isso não aconteceu. O teatro hoje ainda é tão popular como no seu início, sendo uma arte sempre bem aclamada por todos os públicos, de todas as idades, graças as grandes opções encontradas hoje.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER