Esterilização de materiais

Esterilização de materiais
COTIDIANO
A esterilização de materiais é muito importante em vários ramos, médicos, dentistas, manicures, etc. Existem três tipos de material: o material não crítico (somente entra em contato com a pele), o material semicrítico (entra em contato com a mucosa) e o material crítico (entra em contato com o sangue ou tecidos livres de microrganismos), a esterilização só é necessária no material crítico. Esterilizar esses materiais consiste em eliminar ou reduzir a vida microbiológica presente nestes objetos.

Existem várias técnicas para fazer isso:

Esterilização por vapor
Este processo é realizado em autoclaves, o vapor e a pressão destroem os microrganismos. Por ter o custo baixo e não ser tóxico é bastante utilizado em hospitais, menos em materiais sensíveis a umidade. A autoclave pode ser feita de forma gravitacional, é injetado o vapor forçando a saída do ar com a desvantagem de o objeto sair úmido. E de forma alto vácuo, se introduz vapor em um ambiente a vácuo, é mais seguro que a gravitacional.

Esterilização por calor seco
Provoca oxidação das células e a desnaturação das proteínas. Por penetrar de forma mais lenta nos objetos é necessário maior tempo de exposição e uma maior temperatura. É feito em materiais sensíveis ao calor úmido, como metais, algumas gorduras e materiais em pó.

Radiação ionizante

É um método muito caro e necessita de uma equipe altamente especializada, mas esteriliza de maneira muito eficiente uma alta diversidade de materiais. Normalmente destinados a esterilização de tecidos para transplantes.

Óxido de etileno

Utilizado na esterilização de materiais que não podem entrar nas autoclaves. Com a desvantagem de ter um custo elevado, demorar para completar o processo e apresentar riscos de contaminação se manuseado de forma errada. Tem a vantagem de não danificar os materiais.

Flambagem e Fervura
A flambagem consiste em expor o material sobre o fogo até que o metal fique vermelho. Não é seguro e o material é danificado, porém a execução é simples. Ferver o material por 15 minutos, retirar um pouco da água e deixar o material secar. Sempre manuseie pelo cabo e com as mãos limpas.

Colunista Portal - Dia A Dia E Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER