A diversidade cultural brasileira

A diversidade cultural brasileira
COTIDIANO
A diversidade cultural atingindo principalmente após a evolução dos transportes, permitindo que culturas distintas tivessem contato. Muitas vezes as culturas maiores e militarmente mais avançadas se impunham sobre as outras. No Brasil não foi diferente, descoberto em 1500 pelos portugueses e mantido como colônia por mais de três séculos, a influência portuguesa é imensa no nosso país, mas não a única. Indígenas, africanos e imigrantes de todo o planeta também mudaram muito a nossa cultura. Por ser um país muito grande e por diferentes povos habitarem diferentes lugares do país, as diferenças de uma região para outra também são muitas.

- Centro-oeste
O Centro-oeste brasileiro sofreu muita influência dos indígenas, bolivianos, paraguaios, paulistas e gaúchos. As manifestações típicas são: a Cavalhada, Procissão do Fogaréu e o Cururu. As comidas são sopa paraguaia, arroz com pequi, arroz carreteiro e diversos frutos do cerrado.

- Nordeste
O Nordeste é a região do país com maior número de estados, nove. Talvez por isso a diversidade cultural dessa região é gigantesca. Sofreu influência de diversas culturas como a africana, holandesa e portuguesa. As festas tradicionais são o carnaval, Bumba meu boi, Cavalo Piancó e Festas juninas. A capoeira, o frevo, o reisado e o coco, são manifestações de dança nordestina. O Afoxê, a Festa de Iemanjá e a Lavagem do Bonfim, são manifestações religiosas. Outros exemplos de cultura nordestina são: quilombo, marujada, maracatu, terno de Zabumba, etc.

- Norte
A região Norte é a maior região brasileira em extensão e é habitada por indígenas, gaúchos, nordestinos, europeus, africanos, asiáticos, paulistas e paranaenses. O Círio de Nazaré, A Festa do Divino, A Folia dos Reis, O Congo, O Boi-Bumbá, são manifestações culturais típicas do Norte. As comidas são: tapioca, canjica, farofas, ariá, tacacá, tucupi e etc. O artesanato da região Norte também merece destaque.

- Sudeste
Apesar de ser a segunda menor região do país em território, a região Sudeste é a mais populosa do Brasil com mais de 80 milhões de habitantes. A cultura sofre influências dos indígenas, africanos, europeus e asiáticos. As manifestações típicas são o Fandango, a Congada, o Batuque, o Carnaval, o Samba de Lenço, a Dança de Velhos, o Reisado, o Caiapó, a Dança de São Gonçalo, etc. A culinária tem influência dos índios, escravos e imigrantes, os pratos que se destacam são: pão de queijo, feijão-tropeiro, moqueca capixaba, bolinho de bacalhau, picadinho, feijoada, aipim (mandioca) frito, pizza, etc.

- Sul
A região Sul sofreu forte influência de diversas colônias imigrantes, como, alemães, italianos, ucranianos e poloneses. Algumas características gaúchas são a bombacha, o lenço, o poncho e o chimarrão. A Festa da Uva e A festa de Nossa Senhora dos Navegantes, são típicas no Rio Grande do Sul. No Paraná as principais festas são: festa do Divino, festa da cerejeira, coroação de Nossa Senhora, festa de são Benedito, etc. O Barreado é um prato típico do Paraná. Em Santa Catarina, a arquitetura se destaca por ter várias casas com arquitetura tipicamente europeia. A dança de fitas, a Oktoberfest e o boi na vara são algumas manifestações culturais catarinenses.

Colunista Portal - Dia A Dia E Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER