Entenda o antropocentrismo e o biocentrismo

Entenda o antropocentrismo e o biocentrismo
COTIDIANO
No mundo inteiro existem diversas correntes de pensamento sobre como o universo funciona e quem é o centro dele. Existem teorias onde Deus é o centro de tudo (teocentrismo), essa corrente é muito conhecida e estudada, até mesmo nas escolas. Porém existem outras duas correntes que são: o antropocentrismo e o biocentrismo.

O antropocentrismo

O antropocentrismo é associado a uma pintura de Da Vinci intitulada o Homem Vitruviano. Essa obra de arte mostra como o homem se coloca no centro do universo e representa as vontades que o ser humano possui. O antropocentrismo nasceu após a transição de sistema econômico feudal para o sistema capitalista. Essa corrente de pensamento determina que o as vontades do homem é que regem o universo e não Deus. O determinismo característico do teocentrismo é deixado de lado.

Quando o antropocentrismo nasce o homem passa a se tornar um questionador e começa a ignorar as explicações teocêntricas e foca-se no que a ciência tem a dizer sobre tudo o que acontece no mundo. Valoriza-se a razão e a ciência.

O biocentrismo

O biocentrismo rejeita a ideia de que o homem é o centro do universo. Essa corrente de pensamento entende que toda forma de vida pertence ao universo e que elas devem ser respeitadas. Essa corrente de pensamento acredita que a natureza é a dona dos direitos do universo.

Eles afirmam que a vida está diretamente ligada ao universo, pois é a vida que cria o universo. Essa teoria também afirma que o tempo não é algo real, mas apenas uma percepção animal que temos para conseguirmos entender as mudanças do universo.

Colunista Portal - Dia A Dia E Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER