Tipos de Pimenta

Tipos de Pimenta
CULINARIA

As pimentas são utilizadas para deixar o paladar de algumas comidas com sabor picante e já se tornaram um ingrediente indispensável na mesa de muitas pessoas. Atualmente, existem em torno de 20 a 27 espécies de pimentas catalogadas, sendo que cinco são domesticadas e tiveram origem nas Américas do Sul e Central.

Acredita-se que as pimentas foram uma das primeiras plantas a serem domesticadas pelo homem. Evidências encontradas em sítios arqueológicos em diversas regiões exibem vestígios de cultivo em 7500 a.C.

As pimentas e os alimentos

A pimenta americana é caracterizada por aparência alongada de cor verde intenso e brilhante. Conhecida no preparo de várias comidas brasileiras, ela possui baixo aroma e muitas vezes substitui o pimentão.

Já a pimenta Chili é extremamente picante. Utilizada no preparo de pratos mexicanos e italianos, é ideal para sopas, cremes, molhos cremosos e de tomate, frutos do mar, carnes, aves, vegetais e coquetéis.

Temos também a Dedo-de-Moça, bastante saborosa e que pode ser encontrada líquida, fresca, em conserva ou desidratada na forma de flocos com sementes, quando recebe o nome de pimenta calabresa. Ela é muito utilizada em molhos e uma grande variedade de pratos.

A pimenta-de-bode, por sua vez, apresenta frutos verdes, amarelo ou vermelho. Ela é bastante utilizada como condimento no preparo de carnes, arroz, feijão, pamonha salgada e até em biscoitos de polvilho.

A pimenta-de-cheiro é típica da culinária baiana e nordestina, sendo ingrediente obrigatório na preparação de pratos como o xinxim de galinha e os bobós. Ela apresenta as variedades doce, picante baixo e até picante alto. Seu aroma é alto, sendo bastante utilizada em saladas, como condimento para carnes, principalmente peixes.

A pimenta do reino é uma das especiarias mais antigas e mais utilizadas no mundo. Pequena e de formato arredondado, tem um sabor forte e levemente picante. Ela serve para temperar diferentes tipos de carnes e molhos, além de saladas e massas.

Países que mais utilizam a pimenta

Atualmente, a pimenta marca presença na culinária de diversos países. Provavelmente, sua associação mais famosa é feita com a cozinha mexicana. Mas outros países e regiões possuem a pimenta como ingrediente essencial em vários pratos da culinária, como no caso da Índia, Coréia, Indonésia, Nepal, Tailândia, Turquia e vários outros.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER