Que vinho escolher?

Que vinho escolher?
CULINARIA

Quem nunca de deparou com a dúvida sobre que vinho escolher para uma determinada ocasião? Há uma vasta variedade de vinhos oferecida no mercado e essa diversidade pode gerar confusão na hora da compra. Para evitar surpresas, nada como ficar bem informado sobre as variedades de vinhos existentes.

Há duas qualidades de vinhos que são classificadas pelo tipo de uva que se usa em sua fabricação. São os vinhos de mesa e os vinhos finos.

Vinhos de mesa

Os vinhos de mesa são fabricados com uvas americanas e são muito populares no Brasil, uma vez que esse tipo de uva é cultivado no solo brasileiro, tornando esse tipo de bebida mais barata. É um vinho de sabor intenso, simples e de coloração escura. É uma bebida ideal para o consumo no dia a dia.

Vinhos finos

Os vinhos finos são feitos a partir de uvas viníferas, de casca um pouco mais grossa e consistente. Tem aspecto mais claro e seu sabor é mais complexo. Esse tipo de vinho tem qualidade superior aos vinhos de mesa e, apesar de serem mais caros, os vinhos finos vem sendo cada vez mais consumidos pelos brasileiros. Um vinho fino é o aconselhável para ocasiões especiais.

Os vinhos mais indicados para se tomar no inverno

Quando a temperatura cai, os vinhos ideais para o consumo são os encorpados e tintos. No entanto, isso não é uma regra. Sopa de peixe, por exemplo, deve ser combinada com vinho branco. Na verdade, vinhos com teor alcoólico mais elevado são os mais adequados para o inverno. É essa característica que vai dar uma sensação de aquecimento na hora do consumo.

Como escolher o vinho certo

Para escolher o vinho certo, o gosto pessoal vem em primeiro lugar. Para os iniciantes na arte de apreciar vinhos, os vinhos suaves ou doces podem atrair mais o paladar. No entanto, a tendência é que, com o tempo, esse fator passe a ser irrelevante, uma vez que a as papilas gustativas passam a valorizar o sabor da bebida, independente do seu teor de açúcar.

Os vinhos espumantes casam muito bem num jantar romântico ou em ocasiões festivas. Já um jantar de negócios combina com vinhos mais elaborados. Carnes vermelhas combinam melhor com vinhos tintos e carnes brancas com vinhos suaves.

No entanto, apesar de haver várias regras para combinar vinhos, o mais importante nesse momento é o gosto pessoal, afinal o ato de se tomar vinho geralmente está ligado a ocasiões prazerosas. Dessa forma, a primeira regra a seguir é agradar o paladar.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER