Prato Quente Japonês: Oden

Prato Quente Japonês: Oden
CULINARIA
O oden consiste em um cozido muito popular no Japão, principalmente no inverno. É uma sopa com konbu (alga marinha grossa) e katsuodashi (caldo de bonito defumado) e outros ingredientes, como o konnyaku (massa gelatinosa), daikon (nabo) e ovo cozido. A mostarda japonesa geralmente acompanha o oden.

A história desse prato surgiu na Era Muromachi (1338-1573), a partir de um prato de tofu chamado dengaku. O tempero mais forte ou o mais fraco do oden varia de gosto para gosto. Por exemplo, na região de Kanto, no Japão, o mais comum é o tempero mais ameno, e em Kansai, as pessoas costumam consumi-lo com um tempero mais forte.

Típico prato de inverno, o oden costuma ser encontrado até mesmo em “botequinhos”, que oferecem bebidas alcoólicas que acompanham o prato. A seguir, veremos como se faz o oden.

Receita


Ingredientes:

- 300 g de daikon (nabo);

- 4 yudetamago (ovo cozido);

- 2/3 de konyaku (massa gelatinosa);

- 3 atsuage (tofu frito).

Ingredientes para o caldo:


- 8 copos de caldo de konbu;

- 2/5 de copo de saquê mirin;

- 1/5 de shoyu;

- Sal a gosto.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes do caldo em uma panela e cozinhe-os. Em seguida, coloque os demais ingredientes e deixe até que amoleçam; assim, estará pronto para ser servido.

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER