Profissões em maior crescimento de vagas durante a pandemia

Profissões em maior crescimento de vagas durante a pandemia
COTIDIANO

A sociedade brasileira convive com a expansão do coronavírus desde março deste ano. A pandemia trouxe uma série de mudanças de comportamento e cuidados especiais, mas, também, uma forte crise econômica que impactou diretamente o mercado de trabalho. No entanto, algumas áreas têm conseguido crescer em meio à crise.

Este artigo vai elencar para você quais são as áreas e os motivos para algumas funções conseguirem se destacar neste momento.

As profissões relacionadas à área da saúde são as que mais cresceram até o momento, mas não foram apenas elas. As empresas Catho e Glassdoor, focadas em recrutamento on-line, realizaram dois levantamentos, em que analisaram a realidade do mercado e indicaram as áreas com maior abertura de vagas desde o início do isolamento social.

O Portal Educação conta com cursos para todas as áreas indicadas. Portanto, se você busca iniciar o seu processo de estudos para se profissionalizar ou se especializar em alguma área, pode se basear por aqui. 



Fisioterapeuta hospitalar

A área vem tendo destaque em razão do aumento das internações durante os picos da covid-19 no país. Como um dos principais e mais graves sintomas da doença são as complicações respiratórias, o fisioterapeuta hospitalar é bastante exigido. Além disso, ele atende o paciente para evitar complicações neurológicas e motoras.

Especialize-se em fisioterapia hospitalar com o Portal.



Radiologia

A mesma relevância também é vista nas atividades dos profissionais da radiologia, sejam técnicos ou tecnólogos. O trabalho dos radiologistas é primordial para o diagnóstico com exatidão do paciente e, também, para fazer a análise das complicações em razão da contaminação pelo vírus.

Seja um profissional qualificado para atuar em uma das funções mais exigidas do atual momento.

Especialize-se em radiologia com o Portal.



Enfermagem

A área de enfermagem pode ser considerada uma das protagonista nos cuidados à população no combate da covid-19. A categoria, que conta com enfermeiros e técnicos de enfermagem, é a que mais tem profissionais na linha de frente das assistências aos pacientes contaminados pelo vírus.

Muito além de funções gerais, como enfermeiros e técnicos, a enfermagem conta com muitas especialidades. Algumas delas estão no ranking de profissionais mais procurados agora.

 

Enfermeiro de UTI

A atuação de um profissional especializado Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é complexo, intenso e contínuo. O risco do paciente é grave, por isso, manter-se atualizado é fundamental.

 

Enfermagem do Trabalho

Com a curva de contaminação cada vez mais alta no país, o risco para os próprios funcionários dentro de um hospital ou de uma empresa é enorme. Portanto, toda a prática de farmacêutica ligada a essas necessidades é fundamental e é justamente o que essa especialidade proporciona.

 

Especialize-se na área de enfermagem com o Portal.

 



Como falamos no início do artigo, o setor da saúde não é único que conseguiu crescer durante a pandemia. Logo no início da quarentena, o Governo Federal declarou os call centers como serviço essencial e, com o distanciamento social sendo a solução do momento, é natural que a categoria crescesse e buscasse mais profissionais.

As empresas precisaram se adequar e, no ranking da Catho e do Glassdoor, a função de operador de call center ou telemarketing aparece entre os dez primeiros cargos mais procurados no primeiro semestre.


Operador de Call Center

A área sempre teve presença forte entre as mais ativas no Brasil e, com todas as questões que envolvem o momento, essa presença se intensificou. Entretanto, para se destacar, é necessário ter diferenciais. Foco em resultados, boas relações com os clientes e equipe de trabalho e forte poder de persuasão são os principais.

 

Especialize-se em call center com o Portal.

 

Fora do segmento de call center, o comércio como um todo precisou se reinventar no país. As lojas e profissionais foram diretamente impactados nas dinâmicas de trabalho atuais. É provável que muitas das transformações que ocorreram agora se mantenham nas atividades da área no pós-pandemia. 

A partir deste momento em que vivemos, todos os profissionais precisam, mais do que nunca, entender o cliente e, a partir disso, ofertar algo que leve ganhos reais a ele. Por isso, profissionais estão sendo procurados para lidar com uma nova modalidade de demanda, seja presencial quando há a flexibilização do isolamento, seja em e-commerce.

 

Atendimento ao cliente

É importante que o profissional da função saiba como identificar o negócio e conheça o perfil ideal que precisa ter. E, dessa forma, tenha facilidade para atuar no mercado.

 

Executivo de vendas

A gestão de vendas é um fator determinante na lucratividade de uma empresa. Cada etapa, desde a prospecção até o fechamento, é possível de ser realizada de maneira presencial e, agora, também de forma remota, utilizando-se a tecnologia. Fundamental é saber a estratégia correta.

 

Especialize-se na área de vendas com o Portal.


Ainda que estejamos em meio à pandemia de covid-19 e o cenário econômico não seja favorável para empresas, muitas estão se reinventando e aumentaram as procuras por essas vagas de setores específicos.

Sendo assim, podemos analisar esses sinais como positivos, especialmente para quem está desempregado e busca uma nova colocação e, também, para quem pensa em se especializar e trocar de área de atuação.

Seja qual for a sua situação, o Portal Educação está ao seu lado.

 

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER