A Força Da Convicção No Relacionamento Interpessoal

A Força Da Convicção No Relacionamento Interpessoal
COTIDIANO
Segundo o dicionário, convicção é o ato ou efeito de convencer. Mas para que você consiga convencer alguém é preciso preparar um bom argumento.

A palavra convicção está sempre relacionada à imagem de uma pessoa que se comunica com facilidade, no tom correto, usando gestos adequados e, principalmente, transmitindo confiança sobre o tema em debate.

Contudo, convencer as pessoas requer experiência no tema em discussão, uma vez que os interlocutores podem ter mais conhecimento do que você no assunto debatido, bem como requer uma comunicação clara e eficiente.

Para que você consiga convencer as pessoas, primeiramente, você precisa estar convencido sobre a ideia defendida. Estando confiante em defender um tema com base em seus conhecimentos e experiências, você transmitirá confiança para os demais interlocutores.

Em termos práticos, como ferramenta para conquistar amigos, esta segurança pessoal que você precisa ter o ajudará a convencer as pessoas quanto a uma ideia ou um projeto.

Convidar os demais interlocutores a participarem através de questionamentos também cria vínculos tanto pessoais quanto em relação ao tema em debate, garantindo uma exposição ainda maior de seus conhecimentos.


Dicas para Ter Boa Convicção


Quando estiver apresentando suas ideias ou conceitos, você precisará que sua fala seja aceita, mas para isso será necessário argumentar e promover uma comunicação adequada com o público.

Essa aceitação pode ser provocada com o uso da linguagem corporal, com palavras bem colocadas e firmeza no discurso. Falar para o público com clareza e eficácia é uma das principais necessidades do orador.

Um bom orador é capaz de convencer multidões apenas por saber utilizar as palavras certas no momento certo. Além de convencer as pessoas, você precisa motivá-las a acreditar em seus argumentos, para conseguir aliados.

Para que você possa exercitar-se de forma prática, seguem dicas para aumentar seu poder de persuasão e convicção junto a seus interlocutores:


Confiança - As pessoas têm uma confiança interna que é resultado de todo conhecimento adquirido por elas; não são inconvenientes, não se exibem, mas, quando necessário, fazem o que precisa ser feito.

Conhecimento - Pessoas que sabem convencer, normalmente conhecem bem o assunto que vai ser explorado. A busca por conhecimento é um processo contínuo, as pessoas precisam cada dia que passa conhecer mais, sobre assuntos diversificados.

Comunicação - Para que você consiga convencer as pessoas é fundamental ser uma pessoa articulada, o vocabulário precisa ser correto e nada de gírias; Um bom vocabulário transmite confiança e conhecimento.

Credibilidade - Não faça promessas que você não pode cumprir, aumente sua persuasão, faça o que prometeu ou então não prometa. Assim vai aumentar sua credibilidade, especialmente nos dias atuais, onde a maioria das promessas não se torna realidade.

Benefícios - Se você mostrar para as pessoas que elas serão beneficiadas, com certeza elas acreditarão em você. Coloque-se no lugar da outra pessoa que você está tentando convencer, pense o que essa pessoa gostaria e faça. Planeje, escolha os benefícios que serão mencionados e a receptividade às suas ideias crescerá exponencialmente.

Persistência - Qualquer pessoa que quer convencer a outra precisa confiar em si mesmo. Nunca desista, se não conseguir agora, tente mais tarde; enquanto você está lutando para conquistar, outras estão desistindo. Procure melhorar sua persuasão todos os dias.

Visibilidade -
É necessário ir atrás das pessoas para que elas o conheçam, o maior número possível, especialmente as pessoas ou empresas que têm a ver com o seu ramo de atuação.

Motivação - Motive as pessoas ao seu redor, convide-os para sair, faça parte do universo deles. A motivação anima as pessoas e faz com que elas façam o que é necessário. Mas nunca se esqueça de que todos são pessoas e têm momentos de tristeza ou cansaço; seja compreensivo!

Silêncio - Quando você conseguir o que estava desejando, pare de falar. Mude de assunto ou termine a conversa. Evite ficar tentando convencer mesmo depois de já ter convencido.

Tenha paciência e humildade para permanecer calado quando for necessário. E descubra o quanto o silêncio é uma ferramenta importante, aprenda a escutar, calado.

Imagem - A imagem que criamos de nós mesmos pode ser dividida em três categorias: visual, vocal e verbal.

A imagem visual é a mais importante, a maioria das pessoas está acostumada a avaliar apenas o que consegue ver e assim formar uma opinião, portanto, é preciso adotar uma série de cuidados ao se apresentar. Outro aspecto importante é o tom que a voz transmite, ele precisa falar a verdade, mas sempre com tom de entusiasmo.

A verbal é quase a mesma coisa que a voz, a diferença é que através dessa damos importância a pronuncia das palavras, ou seja, falar corretamente transmite confiança para quem ouve.

Vimos que o seu argumento deve ser relevante tanto para o contexto da argumentação, quanto para a conclusão do assunto. Nele deve conter informações precisas, que cause interesse no seu receptor.

Um indivíduo que possui convicção, ou seja, sabe o que faz, o porquê faz e ainda assume as consequências, tem responsabilidade sobre seus próprios atos. É uma pessoa consciente, tem projetos pela frente e não abre mão deles.

Pode cair em fragilidades, em desvios, mas levanta e segue adiante. É uma pessoa que sabe dialogar, somar diferenças positivas, sem largar, porém, o rumo que escolheu. Possui segurança e energia suficientes para enfrentar os obstáculos da vida.

Certamente, uma pessoa assim possui grandes chances de conquistar amigos. Afinal, ela conversa com segurança e com argumentos bem fundamentos, razão pela a qual poderá estar cercada de boas amizades.

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