Tempos Modernos - Charles Chaplin

Tempos Modernos - Charles Chaplin
PEDAGOGIA
Tempos Modernos é uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a humanidade em busca da felicidade. (Charles Chaplin, em frase no início do filme) Tempos Modernos foi escrito e dirigido por Charles Chaplin, onde ele também atua.


O filme faz várias críticas ao tratamento à classe trabalhadora e aos burgueses, donos dos meios de produção que "exploravam" a mão de obra, o patrão ficava em uma sala observando a produção e dava ordens ao capataz para ir aumentando a velocidade das máquinas, para aumentar a produção.


Ele critica o modo capitalista de produção, os operários trabalhavam com cargas horárias extensas, com obrigação de produzir sempre mais em condições subumanas, lugares sujos e máquinas de manuseio perigoso. A luta por melhores salários, melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor, eram constantes desde a Revolução Industrial.


Em uma das cenas do filme, aparece uma engenhoca para os operários usarem em suas refeições, assim seria menor a perda de tempo. Os proprietários dessas empresas e fábricas queriam diminuir o tempo de almoço, para os operários voltarem mais rápido ao trabalho e aumentarem a produtividade, havia um grande stress ao qual os operários eram submetidos durante o período de trabalho.


O homem começa a ser substituído por máquinas, é necessária de mão de obra especializada, fazendo com que vários trabalhadores ficassem desempregados. O filme também mostra as desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado alimenta todo conforto e diversão para burguesia, nas cenas como a que Chaplin e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, sonhando com o dia em que teriam a mesma condição dos donos da casa, ou aquela em que Chaplin e sua namorada encontram-se numa loja de departamento e se esbaldam longe de sua realidade, ilustram bem essas questões.


Tempos Modernos satiriza a industrialização, Chaplin utilizou cenas de sofrimento, mostra a sociedade americana pós-crise de Wall Street , em 1929, num constante movimento de máquinas, homens e Estado - representado pela força policial -, buscando uma adequação social. A criação de máquinas tinha o objetivo de diminuir a necessidade do trabalho manual, para o bem estar do homem, que sentia necessidade de mais tempo para seu lazer, sua família e seu desenvolvimento intelectual.


Charles Chaplin retrata a realidade da época, havia várias pessoas desempregadas, passando fome, trabalhando em situações precárias, os operários trabalhavam muito e ganhavam pouco, havia várias manifestações, os trabalhadores queriam melhores condições de trabalho e salário digno, já os patrões queriam maior produção, o filme é muito interessante, pois retrata todos esses fatos, com poucas falas.


O filme ainda continua sendo atual, porque mostra um contexto social parecido com nosso dia a dia, como se Chaplin tivesse uma visão do futuro. O avanço tecnológico não atingiu plenamente o objetivo da melhoria da sociedade humana, porque trouxe consequências que o homem não consegue administrar.

Bárbara de Paula Stoian de Carvalho
Sou estudante de Letras, estou cursando o segundo ano. Irei compartilhar conhecimentos adquiridos no curso e experiências vividas.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER