Qual é a função Melanócitos

Qual é a função Melanócitos
MEDICINA
Os melanócitos são células dendríticas que produzem a melanina, essas células são encontradas entre a junção da derme com a epiderme ou entre os queratinócitos da camada basal da epiderme, além dessa célula estar presente na pele, ela também se apresenta em nossa retina.


A célula melanócitos tem origem na crista neural embrionária tendo o citoplasma globoso onde os prolongamentos que surgem penetram em reentrâncias das células na camada basal e espinhosa fazendo assim, a transferência da melanina para as células que estão presentes nesta camada.


A melanina é a pigmentação da cor na pele, através do grande acúmulo de pigmentação de melanina na derme é possível ver na pele uma tonalidade azulada, como acontece em neoplasia benigna na pele, a epiderme tem em média 36 ceratinócitos associados, fazendo o transporte da melanina e seus derivados.


A pigmentação da pele é dividida em dois componentes:


- Cor básica da pele: Tem a quantidade de melanina adequada e não sofre interferência dos raios solares em sua genética, os locais dessa pigmentação da epiderme são aqueles protegidos pela luz do sol.


- Cor induzida da pele:
A pigmentação da melanina não é permanente, é adquirida com a exposição direta da pele aos raios solares, em outros casos pode ocorrer por conta de doenças endócrinas como a doença de Addison, e até mesmo na gravidez.

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER