Profissional de Recreação: as vantagens de seguir esse caminho

Profissional de Recreação: as vantagens de seguir esse caminho
EDUCACAO-FISICA
Após cursar Educação Física, Turismo, Hotelaria, Lazer e Recreação, Pedagogia, Entretenimento, escolher qual será a sua linha de trabalho aparentemente não é uma tarefa fácil, visto a diversidade de disciplinas que temos durante o curso, sejam elas obrigatórias ou opcionais, mas a cada disciplina cumprida, aprendemos mais sobre um assunto novo, que poderá ser sua área de atuação no futuro.

Dentre as tantas disciplinas cursadas, qual é a que você irá seguir? Muitos de nós prestamos o vestibular com um objetivo, o qual pode mudar ou não no decorrer do curso. Se você pretende atuar como Profissional de Recreação, entenda e descubra as vantagens dessa área.

PROFISSÃO RECREADOR: há valorização do profissional?

Se o objetivo é ser professor, temos os sindicatos e associações de professores, que pode ser municipais, órgãos responsáveis por regularizar a profissão, como o CREF de Educação Física, e leis específicas que defendem os direitos e regularizam a profissão, como as leis trabalhistas. Se a meta é ser profissional da área da Ginástica Laboral, há a Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL) visa “promover a integração e estimular o desenvolvimento dos profissionais de Educação Física que atuam com Ginástica Laboral”.

Ou formos da área de Personal Trainer, temos o apoio da Sociedade Brasileira de Personal Trainer, com o “intuito de fortalecer a imagem e disseminar o treinamento personalizado de qualidade na sociedade, educando, assessorando e promovendo seus membros, bem como oferecendo educação para o bem-estar aos clientes desses membros. Traz informações aos seus profissionais”.

Mas e o profissional de recreação? Fica apenas amparado com os conhecimentos da disciplina da graduação, ou, em participação de cursos de atualização?

A Associação Brasileira de Recreadores (ABRE), que existe há 10 anos, inicia 2013 com tudo na formação e informação dos profissionais de recreação, com o lançamento do Portal da ABRE (www.abrerecreadores.com). Neste endereço você acadêmico ou profissional que atua na área ou ainda planeja atuar poderá conferir materiais para a formação do recreador, pois o objetivo da ABRE é a “busca da VALORIZAÇÃO DO RECREADOR, cobrando uma postura profissional e competente dos seus associados, além de realizar ou apoiar eventos voltados para a formação profissional”.

ENTENDA O PERFIL PROFISSIONAL: conheça algumas características necessárias!

O profissional de recreação não foge aos quesitos de bons profissionais necessários para ganhar espaço no mercado (líder, inovador, criativo, proativo, comprometido, alegre, dinâmico, comunicativo, simpático, ético, solidário, organizado, responsável), mas, além disso, precisamos de algumas pitadas a mais como: amar o que fazer gostar de brincar e jogar, habilidade para trabalhar com pessoas de todas as idades, e saber que irá trabalhar no momento que os outros descansam (finais de semanas, férias, passeios, aniversários, acampamentos).

MERCADO DE TRABALHO: saturado, disputado ou oportuno?

O mercado de entretenimento é um dos que mais crescem no país, pois de acordo com a sobre carga de trabalho e atividades diárias, as pessoas querem descansar e relaxar do estresse do trabalho e do dia-a-dia, e a recreação torna-se um atrativo maior para os hotéis, resorts, clubes, que desejam atrair esse cliente.

MÃO DE OBRA: áreas de atuação e valores!

Existem várias áreas de atuação para o profissional de recreação, entre elas, Colônia de Férias, Acampamentos, Hotéis, Resorts, Spas, Eventos, Aniversários, Empresas, Navios, Condomínios, Escolas, entre outros. Alguns dessas áreas com contratação por hora, outros por diária, pernoite, semanal, semestral e outras com contratação para temporada de 1, 2, 3, ou 6 meses como atividades de recreação em navios. A diária de um recreador fica entre R$ 60,00 a R$ 180,00.

E nunca esqueça: “se você pode sonhar, pode fazer” (Walt Disney).

Cleber Mena Leão Junior
Mestre em Ensino (UNESPAR). Especialista em Educação Física Escolar (PUCPR). Graduado em Educação Física (PUCRS). Diretor da Associação Brasileira de Recreadores (ABRE). Diretor do Grupo Clube dos Recreadores (www.clubedosrecreadores.com). Autor do livro "Manual de Jogos e Brincadeiras" pela Wak Editora. Primeiro Lugar no Prêmio TOP FIEP Brasil de Melhor Professor de Educação Física 2015.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER