Plágio em TCC

Plágio em TCC
PEDAGOGIA
O plágio é um problema bastante comum, ao mesmo tempo em que é um problema gravíssimo. É comum nas escolas, pois geralmente os professores não cobram tanto que os alunos produzam as coisas nas pesquisas em vez de copiar. Porém, isso acaba se tornando um problema para esse aluno que futuramente será um acadêmico e terá que produzir seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Plágio é crime. Segundo o artigo 184 do Código Penal Brasileiro: Crimes Contra a propriedade intelectual – Violar direitos de autor e os que lhe são conexos. Pena: detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. E também segundo a Lei Nº 9610/98, que é sobre direitos autorais.

O que o acadêmico precisa entender é a consequência que esse ato vai gerar. Podendo botar em risco anos de estudo, e podendo até ser expulso por conta de uma preguiça de escrever todo o TCC, dificuldades, entre outras coisas.

É importante que qualquer que seja a dificuldade em produzir o TCC, você procure ajuda para solucioná-la. Seja com orientador, alguém próximo, ajuda profissional ou etc. Mas o essencial é que ele seja original.

Como vimos, para produzir seu TCC sem correr o risco de ser detectado algum tipo de plágio, o ideal é que seja inteiramente de sua autoria. Porém é claro que para isso precisamos buscar inspiração em algum autor, embasamento teórico, para podermos produzir nossos próprios pensamentos em cima disso.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER