Modelo de carta comercial

Modelo de carta comercial
ADMINISTRACAO
A carta comercial ou também conhecida como correspondência técnica não é apenas um meio das empresas se comunicarem, é uma correspondência empresarial que visa iniciar, manter ou encerrar as negociações. Como é necessário convencer o receptor é preciso ter um texto elaborado. Neste artigo mostraremos um modelo de carta comercial, mas primeiro mostraremos o passo a passo.


Para o modelo de carta comercial ser completo, o texto precisa ter algumas características: clareza, o texto tem de ser objetivo para evitar múltiplas interpretações; estética, o texto tem de ser bem organizado, sem rasuras e dentro da estrutura, causando uma boa impressão; linguagem, seja impessoal, passe as informações necessárias, escreva com simplicidade dentro da norma culta da língua.


Para fazer uma carta comercial a estrutura a ser seguida é essa:
1º passo: o papel deve ter o timbre com as informações necessárias (nome, endereço e etc.).
2º passo: o nome da cidade e a data são colocados abaixo do timbre. Vírgula depois do nome da cidade, nome do mês em minúsculo e ponto final após o ano.
3º passo: nome e destinatário abaixo da localidade e data.
4º passo: coloque um invocativo pessoal.
5º passo: comece o texto referenciando o assunto.
6º passo: escreva o texto de forma clara e objetiva.
7º passo: se despeça em tom amigável, coloque seu nome e cargo.


Exemplo:
Loja do João

João e Cia. Ltda.
Av. João, 1000 São Paulo – SP
São Paulo, 07 de maio de 2013.
A diretora Priscila Cruz
Rua dos Prazeres, 731 Rio de Janeiro – RJ


Prezada Senhora:
Informamos a vossa senhoria que será oferecido, no dia 21 de agosto de 2013, curso sobre segurança no trabalho. Assim, solicitamos a liberação de todos os funcionários da diretoria.

Atenciosamente,
José Camargo

Gerente comercial

Colunista Portal - Finanças E Areas Afins
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER