Microscópio de contraste de fase

Microscópio de contraste de fase
BIOLOGIA
Espécimes biológicos que não tenham sido corados, em geral, se apresentam transparentes, o que torna sua observação difícil ao microscópio óptico comum, já que o detalhamento da imagem fica prejudicado pela proximidade das densidades ópticas e, índices de refração das diferentes partes do tecido.

O microscópio de contraste de fase é um instrumento que converte diferenças do índice de refração que não podem ser vistas, em diferenças de intensidade que se tornem visíveis. As ondas de luz que atravessam os componentes celulares de densidades ópticas diferentes assim o farão em diferentes velocidades.

Desse modo, as ondas luminosas que atravessam núcleos, mitocôndrias e inclusões celulares emergirão em tempos diferentes e em fases diversas, de um elemento em relação ao outro.

Há também a microscopia de fase diferencial (microscopia de Nomarsky), capaz de produzir imagens que se apresentam aparentemente tridimensionais durante a observação do espécime. Este tipo de microscópio também pode ser denominado microscópio de diferença interferêncial de contraste segundo Nomarski.

Mais adiante, encontram-se duas fotos nas quais se torna notável a diferença entre a observação da mesma imagem no microscópio óptico convencional e no microscópio de contraste de fase.

Existem aberturas especiais em placas que absorvem e mudam as fases situadas dentro do condensador e das lentes objetivas do microscópio de contraste de fase que convertem diferenças de fases em intensidade diferentes. O microscópio de fase é particularmente útil no estudo dos tecidos não-corados e de células vivas.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER