Mente Saudável, Mente Brilhante

Mente Saudável, Mente Brilhante
PSICOLOGIA
Para Richard Restak, autor do livro Mente Saudável, Mente Brilhante, o estresse que os dias de hoje nos causa é o que mais desgasta nosso cérebro. O estresse leva a um ciclo destrutivo no cérebro: a depressão e a ansiedade traduzem a perda de células cerebrais, o que resulta em distúrbios no pensamento, concentração, memória, sono e bem-estar em geral.


Por isso, ele sugere:

- Aprenda a parar de desperdiçar energia mental com coisas que estão além do seu controle. Isso não significa pensar e agir como se você não tivesse controle algum sobre a sua vida. O estresse mais debilitante decorre das situações do tipo "gaiola de ouro" - você odeia o seu emprego, mas tornou-se dependente do salário que o acompanha; seu casamento é infeliz, mas você o mantém mesmo assim, por muitas razões que só são razões para você mesmo.

- Reaja rapidamente quando você pode fazer algo para resolver uma situação estressante. Se você tem se sentido sempre sufocado por uma situação em sua vida, o melhor a fazer é encará-la, porque senão ela vai se transformar em um problema ainda maior. Ficar passivo, apenas esperando que a situação mude, não vai trazer benefício algum e, certamente, vai deixar você desatento, deprimido e sem estímulo para fazer outra coisa. Ou seja, você entra em um círculo vicioso difícil de sair.

- Reduza o estresse com o aumento de atividade física. Corrida, caminhada, ciclismo... tudo vai bem. O que vale é você exercitar seu corpo, espairecer a mente e sentir-se mais fortalecido.

-Evite períodos de trabalho longos, ininterruptos. Faça intervalos regulares que ocupem seu cérebro em uma atividade totalmente diferente. Desenhe, jogue, veja vídeos. Ouse sair da rotina. Você vai notar a diferença quando retomar o trabalho.

- Monitore seu estado de humor, fantasias e conversas internas consigo mesmo. Se você anda remoendo cenários perturbadores ou estressantes, mude a sua atividade cerebral parando o que quer que esteja fazendo e voltando-se para algo que não envolva introspecção em preocupações pessoais (exercícios ou desafios lógicos fazem muito bem, nesta situação).

- Aproxime-se de outras pessoas. Se você tende a ser introvertido e a se sentir constrangido em grandes agrupamentos sociais, está tudo bem em se limitar a poucos amigos, mas certifique-se de dar os passos necessários para manter essas amizades em perfeito estado. A melhor maneira de fazer isso é tomando a iniciativa e fazendo o primeiro contato. Lembre a si mesmo daquelas ocasiões no passado em que sentiu melhor depois de se reunir com alguém, mesmo que antes do encontro você não estivesse a fim de ir. A melhora do seu humor resultou do fato de você "sair de si mesmo" e entra em um mundo menos egocêntrico.

- Tente diminuir a importância do acontecimento ou da situação. "Olhar de longe" significa parar e refletir sobre o que está deixando você estressado. O fato de parar, respirar fundo e olhar com distanciamento para a situação que você está vivendo restabelece seu equilíbrio mental e, fatalmente, vai provocar menos descarga de adrenalina em seu corpo, evitando o desperdício de energia.


De acordo com Richard Restak, à medida que combatemos o estresse, somos capazes de absorver mais informações, de ter um nível de concentração melhor, além de manter o bom humor, uma das grandes razões para se viver melhor, mais longamente e com muita qualidade.


Fonte: Mente Saudável, Mente Brilhante, Richard Restak, Larousse.

Revista Ciência e Vida Psique, número 58, Ano V, Editora Escala.

Patrícia Oguma
Psicóloga Clínica graduada em Psicologia Licenciatura Plena e Formação do Psicólogo, atua hoje em consultório particular na Cidade de Santo André, na região do ABC Paulista. Graduada também em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda e formada no curso de Magistério. Pós graduanda em Neuropsicologia na FMABC.
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