Glutaraldeido

Glutaraldeido
ENFERMAGEM
A solução de Glutaraldeído a 2% é utilizada para desinfecção de artigos termossensíveis. Também é utilizada na esterilização artigos críticos termossensíveis como, por exemplo, cateteres, drenos, tubos de polietileno dentre outros. É também utilizado na esterilização de artigos termorresistentes, tais como: instrumentos metálicos, tubos silicone, ou PVC, componentes metálicos utilizados na endoscopia.

O Glutaraldeido tem ação esporicida, ou seja, elimina os esporos de bactérias, age na presença de matéria orgânica presente nos materiais contaminados, pode ser utilizado em metais sem que haja corrosão e não causa danos as lentes dos endoscópios.

Para que sua ação seja efetiva, devemos ter uma série de cuidados:
• Observar sua coloração a qual é esverdeada e a presença de matéria orgânica em suspensão após uso;

• Deve ser observada a validade do produto após diluição conforme fabricante, normalmente é de 14 ou 28 dias;

• O recipiente utilizado para acondicionar a solução ativada de glutaraldeído deverá possuir tampa e ser mantido fechado;

• O material que será imerso deverá ser previamente lavado rigorosamente, enxaguado e estar seco para evitar a contaminação da solução ou alteração de sua concentração devido à presença de água no material a ser imerso;

• Anotar a hora em que foi submerso e retirar para desinfecção após trinta minutos ou conforme orientação do fabricante; no caso de esterilização normalmente o tempo utilizado é de 8 a 10 horas;

• O recipiente o qual acondiciona a solução de glutaraldeído ativada deverá ser identificado com data de ativação e de preferência o profissional que a preparou.

Um estudo patrocinado pela Community Alliance for Health Research (CAHR) e conduzido por pesquisadores da University of British Columbia (UBC) avaliou o impacto negativo que o uso do glutaraldeido tem trazido à saúde dos trabalhadores que o manipulam, como dermatite e problemas respiratórios como a asma ocupacional e sugere o uso do ácido peracético como uma escolha mais segura à saúde dos trabalhadores.

O parágrafo acima nos mostra a importância de manter o trabalhador protegido em relação ao uso do Glutaraldeido, com isso deve haver a devida orientação para sua manipulação e manutenção.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER