Gastronomia: uma carreira para quem tem apetite pela cozinha

Gastronomia: uma carreira para quem tem apetite pela cozinha
CULINARIA

Até pouco tempo atrás, o gosto por cozinhar, combinar sabores e criar novos pratos era visto como um passatempo, ao qual apenas alguns tinham coragem de se dedicar de maneira profissional. Pouco a pouco, esse cenário está mudando. A Gastronomia vem se profissionalizando e conquistando seu lugar ao sol. De acordo com o MEC, o Brasil possui, atualmente, 134 instituições que oferecem o curso de tecnólogo em Gastronomia e oito faculdades com o curso de bacharel.

Basicamente, a diferença entre as duas modalidades consiste no seguinte: enquanto o curso de tecnólogo dura entre dois e três anos e tem um enfoque completamente prático, o bacharelado dura, em média, quatro anos e conta também com disciplinas de gestão, marketing e planejamento estratégico.

Em ambos, o estudante termina o curso com um grande conhecimento técnico e prático em segurança alimentar, pastelaria, confeitaria, planejamento e produção de cardápio, culinária nacional e internacional. Algumas escolas contam, inclusive, com disciplinas de idiomas estrangeiros na grande curricular - especialmente inglês e francês.


Como está o mercado?

O profissional de Gastronomia está habilitado a trabalhar em todas as atividades ligadas aos setores de alimentos e bebidas. Isso engloba desde comandar cozinhas comerciais até ser responsável por restaurantes de hospitais, hotéis e navios, buffets, empresas de catering, de alimentos pré-cozidos, congelados ou industriais.

Outra opção é seguir pelo caminho da fiscalização sanitária e controle de qualidade ou da pesquisa científica e desenvolvimento de novos produtos na indústria alimentícia.

A maior concentração de ofertas de trabalho está na Região Sudeste - sobretudo em São Paulo e Rio de Janeiro. Entretanto, a exploração turística tem contribuído para a crescente busca por esses profissionais também nas regiões Nordeste e Sul, principalmente em hotéis e resorts.


Que caminhos seguir?

Como a Gastronomia é uma carreira universitária relativamente nova no Brasil, cursos extracurriculares ajudam a ampliar as possibilidades de busca de uma colocação profissional. Conheça alguns:


Gestão de Bares e Restaurantes
Proporciona conhecimentos voltados para o setor de alimentos e bebidas, ensina a elaborar cardápios e como realizar uma excelente estratégia de divulgação.


Personal Diet
Se o seu interesse é se dedicar a um público específico, esse curso vai mostrar as atividades e as atribuições de um Personal Diet, vantagens do atendimento domiciliar, recursos de marketing e captação de clientes.


Alimentação do Bebê
Ensina aos pais a metodologia correta e necessária para que seu filho cresça saudável, formando, assim, hábitos alimentares diferenciados que ajudarão no desenvolvimento da criança.


Alimentação Vegetariana
Levando em consideração o aumento do número de pessoas que aderiram a esse tipo de alimentação, o curso tem como objetivo pontuar as vantagens e desvantagens de se tornar um vegetariano ou vegano, apresentando alimentos diferenciados na alimentação diária.


Dietas da Moda
É destinado a todas as pessoas interessadas em saber quais são os tipos de dieta da moda e se realmente são eficazes. Abordará os seguintes tópicos: nutrientes, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, como avaliar o seu peso e tipos de dieta.


Marketing de Alimentos
Formação que fornece conhecimento sobre propaganda, rótulo de alimentos, alimentação infantil, legislação, embalagens, alimentos light e diet.


Manipulação de Alimentos
O manipulador de alimentos trabalha na produção, venda, transporte, preparação e no oferecimento de alimentos. Por isso, a possibilidade de contaminação é grande. Este curso foca justamente em como minimizar esse risco.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER