Fluorescência: Boates e sabão em pó

Fluorescência: Boates e sabão em pó
PEDAGOGIA
Em boates, é comum efeitos com luzes, em especial um tipo de luz conhecida como luz negra. Essa luz, na verdade, corresponde a uma mistura entre luz violeta (uma pequena percentagem) e raios ultravioletas (uma grande percentagem), que são invisíveis ao olho humano.

Para realização desses efeitos são utilizados materiais denominados fluorescentes, que absorvem os raios ultravioletas e devolvem ao ambiente, raios de luz, na região do violeta. É essa fluorescência permite que efeitos luminosos interessantes, como aqueles observados em boates.

E o que isso tem haver com o sabão em pó?

Certamente você já ouviu em propagandas de sabão em pó, que certo sabão em pó "lava mais branco" ou "deixa as roupas mais brancas". O que acontece na realidade, é que o sabão em pó contém uma substância fluorescente que aderem aos tecidos das roupas e como o Sol emite raios ultravioletas, também, então durante o dia essa substância absorve os raios ultravioletas e emite luz branca.

Paulo do Nascimento Ferreira Júnior
Licenciado em Física pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Educação Matemática com Novas Tecnologias pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, Mestre em Educação pela Universidade Iberoamericana , autor da obra Introdução à Física Radiológica e Princípios da Física aplicados à Radiologia e professor de Matemática e Física do Ensino Fundamental, Médio,Técnico e Superior.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER