Fitocosmética

Fitocosmética
FARMACIA
 
(...)
A fitocosmética pode ser definida como o segmento da ciência cosmetológica que se dedica ao estudo e à aplicação dos princípios ativos extraídos dos vegetais, em proveito da higiene, da estética, da correção e da manutenção de estado normal e sadio da pele. O emprego dos produtos vegetais para fins de embelezamento encontra referências há milhares de anos.
A grande incidência de plantas aromáticas na China e Índia levou às extrações de óleos essenciais. Também o Egito e, depois a Mesopotâmia, se destacou no conhecimento e emprego destes óleos e extratos vegetais em preparações de unguentos e bálsamos com finalidades cosméticas.
Cleópatra, com sua conhecida vaidade, motivou a pesquisa cosmética e um primeiro formulário Cleopatre Gynoecirium Libri foi editado durante seu reinado. Neste formulário foram descritos cuidados higiênicos e tratamentos de diversas afecções da pele, sem, no entanto, dispensar pomadas coloridas e linimentos à base de plantas e óleos vegetais, com finalidade terapêutica e cosmética.
Do Oriente, o uso de produtos naturais difundiu-se para o mundo grego. O formulário “Os cosméticos de Ovídio”, no que são mencionadas receitas e pomadas da época à base de vegetais, surge no ano IV. Arnauld de Villeneuve, um alquimista e médico catalão do século XIII, deixou em seus manuscritos registros dos primeiros ensaios de destilação de vegetais.
Dessa época, até os dias atuais, o estudo dos vegetais e a aplicação dos seus ativos, seja na forma de extratos ou os princípios ativos isolados, vem ganhando cada vez mais espaço na indústria moderna.
(...)
 
*fragmento extraído do curso de Fitoterapia do Portal Educação.
 
 
PORTAL EDUCACAO. Curso de Fitoterapia. Disponível em: <http://www.portalfarmacia.com.br/farmacia/cursos/cursos_detalhes.asp?id=16>. Acesso em: 05 set. 2009.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER