FIBROMIALGIA: Quando o que dói são os músculo

FIBROMIALGIA: Quando o que dói são os músculo
FISIOTERAPIA

São estes os critérios fundamentais para se diagnósticar esta doença.

 

São 18 os pontos que estão estabelecidos e é preciso que pelo menos 11 desses pontos tenham dor à pressão digital para ser constituido diagnóstico.

 

Depois existem outros sintomas que tambem são frequentes:

- Diria que em 75 % dos pacientes existe fadiga crônica e sono não retemperador, isto é, o doente acorda mais cansado do que quando se deitou na véspera.

- Outras mais raras, como  as cefaleias ou as alterações de humor.

 

Sabe-se que são as mulheres quem mais sofre desta doença, mas não se cenhece a razão para que tal aconteça. Nos pacientes que tenho com esta patologia, diria que por cada homem, há nove mulheres.

A origem desta doença ainda não é conhecida, havendo alguns estudos que pretendem encontrar uma resposta, como o que relaciona esta patologia com a hormona do strss. O que se sabe desta hormona do stress, o cortisol, é produzida pela parte superior na glândula Supra-renal, acima dos rins. Não á uma produção constante, o que há é uma produção de sete, oito ou nove picos diários.

Podemos tambem relacionar esta doença com o sono, sabe-se que uma pessoa que seja privada do sono, durante 3 ou 4 noites seguidas, pode retroduzir a sintomatologia da fibromialgia.

Outra ligação é as alterações emocionais e psiquiátricas, pelo menos 1 em 3 dos doentes apresentam depressão na altura do diagnóstico.

 

Estamos perante uma doença crónica que diminui bastantes a capacidade das pessoas afectadas.

As dores, embora sejam generalizadas, ocorrem sobretudo a nível do pescoço, dos ombros, da coluna, da zona lombar e das ancas.

 

O tratamento a nível médico passa por medicação, mas cada vez mais pessoas recorrer á Osteopatia para ajudar a reduzir os picos de crises, sabe-se que apesar das dores serem musculares, a causa não é muscular.   

Dr. Nuno Miguel Esteves Fidalgo
Formado em Osteopatia Integral (Estrutural, Visceral, Craneal, Pediátrica, Ginecologia), Termografia Clinica, Master em Quiromassagem Superior, Reflexologia Podal, Medicina Quântica, Tui Pediátrico, Bandas Neuromusculares e Kinesio Tape em Pediatria, várias formações na área de Fisioterapia e Enfermagem. Pode saber mais no meu site:(www.drnunofidalgo.blogspot.pt)
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER