Estruturas clássicas básicas de mercado

Estruturas clássicas básicas de mercado
ADMINISTRACAO
As estruturas básicas de mercados são divididas em: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolista, oligopólio, monopsônio e monopólio bilateral.  A conceituação de cada uma das estruturas segue abaixo:

a)    Concorrência Perfeita

A empresa em regime de concorrência perfeita só fixa a quantidade a ser vendida, pois o preço está fixado pelo mercado (é chamado de variável exógena). Assim, se o preço fixado pelo mercado for de “p” reais por unidade do produto, a firma sempre receberá sempre p reais por unidade adicional que vender.

Se a firma ofertar o produto a um preço abaixo do preço dos concorrentes, a firma venderá toda a sua produção e não afetará o preço de equilíbrio de mercado. E se ofertar o seu produto acima do preço de mercado, nada venderá.

b)    Monopólio
Uma estrutura de mercado é caracterizada como sendo de monopólio quando temos as seguintes condições:
- O setor (ou mercado) produtor é constituído por uma única firma.
- A empresa em questão elabora um produto para o qual não existe substituto próximo.
- Existe concorrência entre os consumidores.
- A empresa procura estabelecer mecanismos que garantam o monopólio do mercado.


c) Concorrência Monopolista
Um mercado (ou setor ou indústria) possui uma estrutura caracterizada por concorrência monopolística desde que:
- Existe um número elevado de empresas.
- Cada uma das empresas é pequena em relação ao tamanho do mercado.
- As empresas produzem bens diferenciados, mas que são substitutos próximos entre si.
- Existe um grande número de compradores, que são pequenos, individualmente, em relação ao tamanho do mercado.
- As empresas elaboram esquemas para garantir preferência dos consumidores.
- Há livre entrada e saída de firmas do mercado.

d) Oligopólio
Caracteriza-se por:
- Existência de um número pequeno de produtores (também chamados de vendedores) fabricando que são substitutos próximos entre si, com elevada elasticidade cruzada.
- Alguns produtores detêm parcela elevada da produção, que em alguns casos lhes permite exercer uma liderança na fixação de preço no mercado.
- As decisões das empresas quanto à produção e preço são interligadas. Se uma empresa rebaixar o preço de seu produto para aumentar sua fatia do mercado, será acompanhada pelas demais empresas. Se uma empresa produzir acima de sua fatia de mercado, terá que carregar estoques.
- As empresas procuram manter o seu oligopólio através de diferenciação de produtos, acordos com revendedores, propaganda, etc.
- Não há livre entrada e saída do mercado. As barreiras à entrada podem ser tecnológicas, ou o alto valor do capital necessário à produção, entre outras razões.e) Monopsônio
No mercado monopsônio existe um único comprador e muitos vendedores. A empresa compradora impõe um preço de compra do produto ou serviço. Esse preço pode ser fixado de acordo com os interesses da firma. Se desejar aumentar a oferta do produto ou serviço, a empresa compradora eleva o preço de compra.

f) Monopólio Bilateral
Apenas um produtor (um monopolista) e um consumidor (um monopsonista). O preço e a quantidade transacionada são feitos por acordo, pois o monopolista deseja vender dada quantidade de produto por um preço, e o monopsonista deseja obter a mesma quantidade por um preço diferente daquele pretendido pelo monopolista.

Após ter visto as diversas estruturas de mercado, podemos detalhar um dos grandes instrumentos utilizados no mercado para melhor captação de clientes, criar diferenciações de produtos e ofertas, ou seja, segmentação do mercado.

A maior parte dos mercados é grande demais para que uma empresa possa fornecer todos os produtos e serviços necessários a todos os compradores naquele mercado. A segmentação de mercado é o processo de se identificar grupos de compradores com semelhantes desejos ou necessidades de compras.

A correta segmentação do mercado, dividindo-o em partes com as mesmas características, é o fundamento básico do planejamento comercial. Pensar grupos de clientes que tenham afinidade permite ao Gestor Comercial adequar o conjunto de estratégias focando as ações de venda.

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