Estoques - Método FIFO

Estoques - Método FIFO
INICIACAO-PROFISSIONAL
Dentro da movimentação dos estoques, existem algumas ferramentas que podem orientar e direcionar a tomada de decisão relacionado aos produtos e mercadorias em estoque.

O método FIFO, (do inglês first in first out – primeiro que entra, primeiro que sai), consiste em estipular uma sequência de movimentação dos estoques onde o lote de produtos, sejam insumos, matérias-primas ou demais mercadorias, da forma que o lote que chega primeiro no almoxarifado, ou seja, entra no estoque em uma data antecipada aos demais, esse é o que deve ser comercializado, ou enviado para a produção primeiro. Sendo assim, o lote que entra no estoque antes deve sair do estoque antes também.

Dessa forma, mantêm-se sempre os estoques atualizados em relação aos produtos, evitando-se manter no almoxarifado os produtos que estão em processo de envelhecimento, obsolescência ou em tempos de vencimento da data de validade, pois sempre o que chega ao almoxarifado antes também deve, necessariamente, sair do estoque antes.

O almoxarife deve ter conhecimentos e hábitos específicos para desenvolver esta técnica, sempre procedendo da maneira em que o primeiro lote que entra no almoxarifado é o primeiro produto a ser enviado para o posto seguinte, seja o processo de fabricação ou a venda propriamente dita.

Nesse contexto, as técnicas de armazenamento, de arrumação dos estoques e colocação dos produtos nas prateleiras, ou outra forma de organização interna deve privilegiar a forma do FIFO, por exemplo, na arrumação de prateleiras, onde os produtos que entram no estoque primeiro deverão permanecer em primeiro lugar na fila de exposição, ou de saída, a fim de serem os primeiros produtos a serem enviados para a venda ou produção.

Se os produtos que chegarem por último forem colocados nas prateleiras logo a frente da exposição, serão os primeiros a serem entregues no momento do consumo, ou da saída, descaracterizando essa técnica.

Além desse controle de arranjo dos produtos, faz-se necessário, também, o controle da movimentação, como forma de visualizar-se a situação física e financeira dos mesmos, expondo as quantidades de materiais, das mais diversas formas, como já descrito nesse curso, que estão disponíveis no almoxarifado, além da ocorrência dinâmica do processo de estoques, demonstrando as entradas de produtos nos estoques, através da aquisição com os fornecedores, e as saídas de mercadorias dos estoques, no momento em que estas se dirigem para a produção ou para as vendas.

Assim, com o uso desse controle, pode-se perceber como estão os níveis de estoques e os valores financeiros respectivos desses produtos que estão nos estoques, possibilitando realizar análises de custos e investimentos nos estoques e o seu respectivo retorno financeiro, se existir.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER