Esparavão ósseo em equinos

Esparavão ósseo em equinos
VETERINARIA

O esparavão ósseo (esparavão verdadeiro) é uma osteoartrose e periostite que afeta a articulação intertársica distal, tarsometatársica e, ocasionalmente, a articulação intertársica proximal. A doença normalmente começa na superfície dorsomedial destas articulações distais do jarrete, mas as alterações destrutivas muitas vezes se estendem dorsalmente até afetarem a superfície dorsal destas articulações, eventualmente.

As primeiras alterações radiográficas incluem formações císticas que afetam o osso subcondral adjacente. Conforme a lesão progride, uma atrofia irregular do osso subcondral faz com que os espaços articulares pareçam mais largos no exame radiográfico, e uma reação periosteal local torna-se evidente.

Após vários meses, pode ocorrer uma anquilose completa. Em outros casos, mesmo após períodos prolongados, é observado apenas um desenvolvimento periosteal mínimo. Se ocorrer a anquilose a claudicação pode ser abolida.
                      
O esparavão oculto ou silencioso tem muito das características clínicas do esparavão ósseo, mas não apresenta características radiográficas que confirmem o diagnóstico. Na necropsia podem-se encontrar ulcerações da cartilagem articular e sintomas de osteoartrite inicial.

Alguns pesquisadores acreditam que o esparavão ósseo e o esparavão silencioso não devem ser considerados formas diferentes da doença, mas sim representam estágios diferentes do desenvolvimento do mesmo processo.

Outros termos que devem ser mencionados são o esparavão sanguíneo e o alto. O termo esparavão sanguíneo é utilizado para indicar um inchaço proeminente que faz com que o ramo cranial da veia safena se distenda; esparavão alto é um esparavão ósseo localizado mais proximalmente, no jarrete, que um esparavão verdadeiro.                           

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER