Empreendedorismo ambiental - O que é?

Empreendedorismo ambiental - O que é?
ADMINISTRACAO
O empreendedorismo ambiental compreende a utilização das ferramentas de empreendedorismo com o foco na sustentabilidade ambiental, pelo caráter cada vez mais restritivo das políticas ambientais, esse ramo tem expandido e incorporado a diversas organizações que começam a perceber a importância da sustentabilidade para a manutenção da imagem da marca no mercado.

Do mesmo modo que o empreendedorismo tradicional procura a maximização do lucro através de soluções criativas, o empreendedorismo ambiental tem como objetivo manter a sustentabilidade ambiental e financeira da instituição, pois apesar do seu caráter aparentemente filantrópico, esse tipo de empreendedorismo também visa o lucro e saúde financeira da instituição, ainda que em menos proporção aos empreendimentos usuais.

Objetivos
O empreendedorismo ambiental possui como objetivo principal inovar na promoção de produtos e ideias em favor das causa ambientais, apesar de apresentar uma definição aparentemente subjetiva ao valor agregado de um produto vinculado a sustentabilidade, atingindo o mercado de consumo e mercado financeiro. As empresas que possuem valores ambientais inclusos na sua política empresarial tendem a possuir uma maior valorização no mercado de ações. Criar esse diferencial de mercado com base em valores ambientais faz parte dos objetivos desse tipo de estratégia.

Perfil do empreendedor e perspectivas futuras
O empreendedorismo ambiental apesar de suas peculiaridades tende a exigir do profissional da área as mesmas características de um empreendedor comum, dentre os quais podemos citar: inovação, criatividade e capacidade de enxergar lacunas a serem exploradas. O profissional dessa área também deve possuir conhecimentos sobre as tendências de políticas ambientais globais, procurando estar sempre um passo a frente das demais empresas, criando valores socioambientais que possam justificar eventuais custos superiores em relação aos produtos tradicionais. As perspectivas para esse ramo são promissoras devido à preocupação mundial com a escassez e esgotamento dos recursos naturais, porém deve-se salientar que como em qualquer empreendimento é necessário um profundo planejamento para evitar quaisquer imprevistos que possam tornam o negócio inviável.

Gustavo Paiva Aires
Publicitário
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER